Logo Imidiata Comunicação

Notícias / Novembro, 2019

Os efeitos da publicidade na Black Friday

A Black Friday já é uma data bastante conhecida aqui no Brasil e claro, no mundo.


$array_posts['posts']['0']['alt']

Famosa por ser um sinônimo de vendas e preços baixos, essa data tem sido de extrema importância e rentabilidade para o varejo nacional, contudo mesmo com a fama, tem sido cada vez mais desafiador desenvolver estratégias que consigam captar e atingir os clientes nessa data específica.

Com os avanços das tecnologias e com as pessoas cada vez mais inseridas na era digital, as empresas estão sentindo a necessidade de adotar ações que vão muito além de simples promoções e planejamento de estoque, afinal é muito simples para o consumidor comparar preços, atendimento e até mesmo o pós-venda com poucos cliques em tempo real.   

Pensando nisso, as empresas estão mais preocupadas e empenhadas em proporcionar, além de ótimas condições de compras, a melhor experiência ao consumidor. Essa é a oportunidade perfeita para as empresas venderem seus produtos/serviços e ainda consolidarem seu posicionamento e estratégias de branding.

Contudo, não é tão simples criar estratégias de comunicação tão eficazes sozinhos, afinal apenas ótimas agências de publicidade possuem conhecimento de mercado, expertise e estratégias que realmente irão dar retorno as empresas. E para te mostrar a importância da publicidade nessa data, trouxemos esse artigo que fala exatamente sobre os efeitos da publicidade na Black Friday. Continue com a gente e confira.

O que é a Black Friday?

Antes de qualquer coisa, vamos te contar um pouco de como surgiu, o que é a Black Friday no Brasil e como ela foi um grande sucesso.

A Black Friday, conhecida por ser o maior dia de compras de todo o ano, surgiu nos Estados Unidos, acontecendo em toda 4ª sexta-feira de mês de novembro, chegando ao Brasil em 2010, causando um grande alvoroço no mercado varejista. 

Essa é uma data na qual as empresas de diversos segmentos realizam promoções e proporcionam condições especiais de pagamento para os consumidores, superando todas as utilizadas durante o ano, a fim de realizar mais vendas.

Com o passar dos anos, foi se enraizando a cultura da Black Friday na mente dos consumidores e lojistas, que passaram a aderir a ideia com firmeza e levando-a para diversos segmentos diferentes.

A data deu tão certo e fez tanto sucesso que o Natal que sempre foi a principal data do varejo nacional, acabou perdendo espaço para a Black Friday, que chegou competindo quase de igual para igual.

Em 2017 por exemplo, de acordo com o IBGE, as vendas de dezembro superaram as de novembro por apenas 0,6%. Contudo, em relação ao comércio varejista em 2018, as vendas tiveram um aumento de 6,2% em todo o país, o que equivale a um crescimento de 4,9% em relação ao mesmo período no ano de 2017, segundo o indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

O que é uma agência de publicidade?

Antes de explicarmos quais são os efeitos da publicidade na Black Friday, você precisa conhecer quem faz a publicidade, uma agência de publicidade.

Bem, uma agência de publicidade é uma empresa responsável por desenvolver planejamentos estratégicos, criação e execução de campanhas de comunicação, marketing e endomarketing, com objetivos bem definidos para alcançar metas e sanar quaisquer problemas de comunicação dos clientes.

Ela é uma peça fundamental para auxiliar as empresas que querem se tornar reconhecidas no mercado e consequentemente crescer. Isso é feito através da divulgação das marcas, produtos e serviços com estratégias bem pensadas e com foco em atingir o público-alvo do cliente.

Para entender mais a fundo como funciona uma agência, você pode conferir nosso artigo Como Funciona Uma Agência de Publicidade.

Quais são os efeitos da publicidade na Black Friday?

O sucesso de vendas na Black Friday não vem sozinho e acreditamos que você já sabe disso. Para que a data seja um dia rentável para a empresa é necessário que sejam planejados antecipadamente diversos assuntos, como:

  • Estoque;
  • Equipe disponível;
  • Promoções;
  • Condições de pagamento;

Após esses primeiros passos definidos, é necessário planejar uma estratégia de comunicação, afinal o que adianta ter ótimos produtos, estoque, e condições especiais se o público não tiver conhecimento disso para visitar sua empresa no dia?

Por isso, é essencial ter ao seu lado uma agência de publicidade preparada para desenvolver um planejamento estratégico de comunicação, que seja realmente eficaz e leve consumidores ao seu estabelecimento.

Um ponto que deve ser ressaltado é que atualmente a jornada de compras, independente do segmento, tende a começar no ambiente online, ou seja pesquisas em sites ou redes sociais da empresa, por isso ter uma presença online bem feita e bem administrada é essencial para uma Black Friday bem sucedida e é nesse ponto que a publicidade começa a surtir efeito.

Além disso, com as estratégias internas da empresa, alinhadas a uma boa comunicação se torna muito mais fácil e prático atrair clientes para o estabelecimento, a fim de efetuarem compras no grande dia.

Claro, que além desses clientes, com uma boa agência de publicidade ao seu lado, você também conseguirá atingir clientes que já frequentaram a loja instigando-os a voltar.

A Black Friday, além de ser ótima para o aumento de vendas e rotatividade de produtos, é a data perfeita para o fortalecimento da marca, trabalhando muito bem a identidade da empresa e seu branding, criando experiências boas com seus consumidores.

Os efeitos da publicidade na Black Friday são muitos, e os resultados são inegáveis, principalmente quando sua marca tem uma boa agência de publicidade ao lado, para desenvolver táticas e estratégias de marketing digital e offline para atrair clientes.

Portanto não deixe a Black Friday passar em branco para a sua empresa, aproveite a data e use-a a seu favor e não deixe de contar com uma agência de publicidade ao seu lado nessa época tão importante. Se estiver procurando por uma agência com expertise na área, a Imidiata Comunicação é a certa para você, venha tomar um café conosco e bater um papo, temos certeza que você vai adorar imaginar o resultado, que podemos alcançar juntos com as estratégias corretas!