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Artigos / Novembro, 2019

Como trabalhar com e-mail marketing em datas comemorativas?

As datas comemorativas são famosas no Brasil, sempre proporcionam oportunidades para negócios de segmentos diferentes fecharem vendas, o varejo é um grande exemplo do uso da sazonalidade a seu favor.


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Uma das grandes oportunidades geradas pelas datas comemorativas, é a de se comunicar diretamente com os clientes de sua marca, para divulgar eventuais promoções, mas além disso, também estreitar laços, fidelizar e gerar leads.

Essa comunicação pode ser feita de diversas maneiras e uma delas é o e-mail marketing, por isso, hoje vamos te explicar como trabalhar o e-mail marketing em datas comemorativas, confira.

O que é e-mail marketing?

Um e-mail marketing nada mais é do que a utilização do e-mail como meio de comunicação em campanhas de marketing digital. Diferencia-se do spam, pois chega a um público que realmente está interessado em receber a informação.

É uma ótima ferramenta para apoio de campanhas e ações exclusivas que ajudam a manter, estreitar e criar relacionamento com o consumidor da marca. 

O que é marketing sazonal?

Antes de falarmos sobre como trabalhar com e-mail marketing em datas comemorativas e desenvolvermos estratégias para isso, devemos entender o que é o marketing sazonal.

Marketing sazonal não é nada fora do comum, como o próprio nome já sugere, é um conjunto de ações que são realizadas em datas comemorativas, com foco em aumentar as vendas e estreitar laços nesse período.

Como trabalhar com e-mail marketing em datas comemorativas?

Existem diversos passos para trabalhar o e-mail marketing em datas comemorativas e nós listamos os principais para você:

1 – Defina um calendário de datas sazonais.

O primeiro passo para ter sucesso utilizando e-mail marketing em suas campanhas sazonais, é definir um calendário de datas sazonais que condizem com o segmento da sua empresa, afinal não é porque uma data é muito conhecida, que ela pode ser ligada ou utilizada como oportunidade por seu negócio.

No desenvolvimento do calendário, explore datas diferentes, mas que condizem com o seu negócio, elas são ótimas oportunidades para fechar boas vendas. Por exemplo, uma floricultura pode utilizar o Dia da Natureza para realizar uma ação.

2 – Planeje com antecedência.

Em qualquer campanha de comunicação, se o intuito é vender para determinada data específica como em dia dos pais ou dia das mães, é necessário divulgar tudo com antecedência.

Por exemplo, você pode enviar listas de presentes legais para presentear alguém especial na data e até mesmo algum mimo, como desconto ou frete grátis, dessa forma o cliente irá ter tempo hábil para efetuar a compra e receber a tempo de presentar.

3 – Pense em conteúdos exclusivos e especiais.

Aproveite que o planejamento foi feito com antecedência para criar conteúdos exclusivos e especiais para oferecer a seus clientes na data, como por exemplo, promoções, descontos, frete grátis por determinados períodos de tempo, brindes, etc.

Esse tipo de conteúdo é um grande auxiliador no processo de fechamento de vendas, afinal a pessoa que está recebendo seus e-mails já está pré-disposta a consumir da sua marca, recebendo condições especiais, o incentivo é ainda maior, ou seja, aumenta as chances da compra ser realmente efetuada.

Mas lembre-se, os e-mails marketings não são e nem devem ser utilizados apenas para vender, mas sim, para criar e estreitar laços com os clientes da sua marca, por isso enviar um e-mail comemorativo no dia da data sazonal, ou algum com dicas é uma ótima estratégia.

Viu como trabalhar com e-mail marketing em datas comemorativas é mais simples do que parece? Basta se planejar e desenvolver estratégias eficazes. Uma ótima solução é ter uma agência de publicidade com experiência em marketing digital ao seu lado, como a Imidiata Comunicação, assim as datas, conteúdos e estratégias com certeza serão um sucesso.

Entre em contato com a gente e venha tomar uma xícara de café!