Logo Imidiata Comunicação

Artigos / Fevereiro, 2020

Os melhores comerciais no Super Bowl 2020

Na noite do último domingo (3), no Hard Rock Stadium, em Miami, as equipes San Francisco 49ers e Kansas City disputaram a 54º edição do Super Bowl. E por que nós estamos falando sobre futebol americano? Bem, por que o Super Bowl é nada mais, nada menos do que o espaço publicitário mais caro do mundo


Super bowl comerciais

Sim, os intervalos do Super Bowl são os espaços publicitários mais cobiçados e caros de todo o mundo, causando um grande alvoroço nas marcas e agências de comunicação, afinal, todos querem ser vistos e lembrados por uma das maiores audiências da TV norte-americana.

Por ser um espaço tão competido pelas empresas, as agências depositam nos comerciais toda a sua criatividade, utilizando diversos artifícios para chamar a atenção do público, criando peças cheias de referências, personagens da atualidade e sacadas geniais.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre os melhores comerciais no Super Bowl 2020. Confira.

O que é o Super Bowl?

Caso ainda não saiba o que é o tão comentado Super Bowl, vamos explicar. Disputado desde 1967, o Super Bowl é o jogo final do campeonato da NFL (National Football League), a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, que decide o campeão da temporada.

Esse é o evento esportivo com a maior audiência nos Estados Unidos, sendo assistido por milhões de pessoas anualmente. E por ter tamanha audiência, se tornou o evento com o espaço publicitário mais caro da televisão mundial.

O que o Super Bowl representa na publicidade?

Como já citamos, o Super Bowl é o evento esportivo que mais alcança audiência na TV dos Estados Unidos, e por isso, seu espaço para a veiculação de comerciais é extremamente valioso.

Em 2019 por exemplo, um espaço de 30 segundos custava em média o valor de US$ 5.2 milhões, o que equivale a aproximadamente R$ 19.1 milhões.

Um outro ponto de destaque desse grandioso evento é o seu engajamento, que em 2018, por exemplo, gerou cerca de 27,6 milhões de interações  apenas na rede social Twitter. Não é a toa que é considerado o maior evento esportivo do mundo, depois de eventos globais como a Copa do Mundo.

Por isso, o Super Bowl é extremamente importante para a publicidade, pois representa uma chance única de deixar marcas visíveis para milhões de pessoas com campanhas criativas.

Os Melhores Comerciais do Super Bowl 2020

Amazon: #BeforeAlexa

A Amazon recrutou para seu comercial para o Super Bowl uma das apresentadoras mais conhecidas e carismáticas dos Estados Unidos, Ellen DeGeneres e sua esposa, Portia de Rossi.

No VT elas imaginam como seria o mundo sem a assistente de voz da Amazon, Alexa. O filme publicitário começa com  a apresentadora se questionando junto com a esposa como seria a vida sem Alexa ao executar as tarefas cotidianas, e a partir daí, o comercial começa a fazer uma grande viagem de volta ao tempo, passando por diversas eras históricas, mostrando como as pessoas faziam as atividades sem o sistema de voz para ajudar.

Confira o comercial:

 

Facebook: Ready to Rock

A conhecida rede social Facebook foi uma das marcas que investiram no cobiçado espaço publicitário do Super Bowl colocando no ar uma campanha muito criativa.

No VT de um minuto, a empresa busca ressaltar uma ferramenta de sua plataforma que é uma de suas principais cartas na manga para se manter no topo com toda a concorrência emergindo rapidamente, os conhecidos Grupos do Facebook.

E para fazer isso, o filme mostra encontros e momentos de diversos grupos que tenham como gosto algo relacionado a palavra “rock”. Esses grupos vão desde os temas mais comuns como por exemplo pessoas que gostam de jogar pedras no lago, alpinistas de rochas, escultores de rochas até os mais alternativos como o grupo que gosta de fazer maquetes de Stonehenge ou imitar o personagem Rocky Balboa, momento no qual entram em cena dois nomes de peso,

Sylvester Stallone, ator que deu vida ao Rocky Balboa nos filmes e o comediante Chris Rock.

Confira o VT:

 

Jeep: Groundhog Day

A Jeep também reservou seu espaço no intervalo do evento esportivo mais esperado dos Estados Unidos para divulgar o Jeep Gladiator 2020.

Para o comercial a empresa escalou Bill Murray para reviver seu icônico personagem Phil Connors no eterno Dia da Marmota do filme “Feitiço no Tempo”. E por que escolheram justo esse filme? Bem, além do filme ser um clássico da comédia, o Super Bowl 2020 aconteceu coincidentemente no dia 2 de fevereiro, data em que se celebra o Dia da Marmota.

No filme Bill Murray descobre estar novamente preso no Dia da Marmota, acordando exatamente na mesma cama do filme de 1993 e reencontrando com alguns dos personagens.

Ao decorrer do enredo, algo inusitado acontece quando em meio ao sofrimento o protagonista se depara com um Jeep Gladiator 2020 estacionado na esquina, e partir disso, se sente empolgado em reviver o eterno Dia da Marmota.

Confira o filme:

 

Hyundai: Smaht Pahk

A Hyundai investiu no Super Bowl para divulgar uma das grandes novidades presentes em sua linha de veículos, o “Remote Smart Parking Assist”, um sistema que estaciona o carro para o motorista sem que ele esteja no volante.

A sacada do filme, é que a empresa faz uma brincadeira com o sotaque do inglês falado na cidade de Boston, por isso o nome Smaht Pahk.

O comercial traz no elenco quatro personalidades que nasceram e foram criadas na mesma região: os atores Chris Evans e John Krasinski, a comediante Rachel Dratch e o ex-jogador de baisebol David Ortiz. Durante o VT eles fazem diversas referências a pontos turísticos de Boston enquanto reagem e comentam de todas as qualidades do “Smaht Pahk”.

Confira o comercial:

Ranking dos comerciais do Super Bowl 2020 mais assistidos no Youtube.

Na segunda-feira (3) o Youtube divulgou um ranking com os comerciais mais assistidos do Super Bowl na plataforma de vídeos no domingo (2), dia do grande evento. Confira a lista:

  1. “#BeforeAlexa” (Amazon)
  2. “Ready to Rock?” (Facebook)
  3. “Groundhog Day” (Jeep)
  4. “Smaht Pahk” (Hyundai)
  5. “Anthony Anderson’s Mama Tests T-Mobile’s 5G Network” (T-Mobile)
  6. “Going Away Party” (Genesis)
  7. “Zero Sugar. Done Right.” (Pepsi)
  8. “Bank Heist” (Quibi)
  9. “Tough Never Quits” (Kia)
  10. “#MAKESPACEFORWOMEN” (Olay)

E ai, qual foi o seu preferido? Gostou das sacadas utilizadas? Bem, nós gostamos e podemos afirmar que nos comerciais no Super Bowl de 2020 se teve algo que não faltou foi criatividade.

Quer ler mais conteúdos voltados para a área da publicidade? Fique de olho aqui no Blog da Imidiata.