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Artigos / Março, 2020

Qual é a relação da Publicidade com o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor é celebrado em 15 de março e é muito esperado, tanto por empresas quanto por clientes. Nessa data, diversas ações promocionais são realizadas afim de movimentar o mercado, proporcionando benefícios e experiências aos consumidores.



Contudo, a data não nasceu com esse intuito, seu objetivo inicial era a conscientização sobre as relações justas e transparentes entre consumidores e fornecedores. Com a mudança de foco da data, a publicidade estreitou uma relação direta com a celebração, tendo papel efetivo com as campanhas de comunicação e desenvolvimento de estratégias mercadológicas para atrair consumidores.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre essa data e a relação da publicidade com o Dia do Consumidor.

Como surgiu o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor foi criado no dia 15 de março de 1962 por John Kennedy, presidente dos Estados Unidos. Nesse dia, Kennedy fez um discurso memorável no Congresso Americano, no qual elencou quatro itens que viriam a se tornar os fundamentos base para os direitos do consumidor, sendo eles: o direito a ser ouvido, à segurança, à informação e à escolha.

A partir desse discurso abriu-se porta para debates e estudos em diversos países sobre o tema, e então, em 1985, a Organização das Nações Unidas consolidou o dia 15 de março como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que era um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

Como surgiu os Direitos do Consumidor no Brasil?

O Dia do Consumidor, além de celebrar a data onde se iniciaram os debates dos direitos do consumidor, também celebra a criação do Código de Defesa do Consumidor.

Muito antes de pensarem em um Código de Defesa para o Consumidor, foi necessário um movimento, que veio a partir do discurso de Kennedy. Foi depois dele que começaram a ecoar ideias sobre o tema aqui no Brasil e foi aí que aconteceu o grande fortalecimento dos Direitos do Consumidor no Brasil, com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (PROCON SP) em 1975.

O Código de Defesa do Consumidor em si foi instituído apenas em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº8.078, sancionada por Fernando Collor de Mello, contudo entrou em vigor apenas no dia 11 de março de 1991.    

Como o Dia do Consumidor se popularizou?

Após aproximadamente 40 anos da criação do Dia do Consumidor, as relações comerciais tomaram rumos bem diferentes, seja pela diferença nos hábitos de consumo dos consumidores, normas e comportamentos sociais, ou seja pela evolução da tecnologia. Essas evoluções, principalmente as ligadas ao âmbito digital, foram as grandes responsáveis pela popularização do Dia do Consumidor no Brasil.

Em 2014, com a ajuda do Buscapé, empresa de pesquisa e comparadora de preços, que fechou uma parceria com mais de 500 empresas de e-commerce a nacional, a data do Dia do Consumidor, se consolidou no país como a conhecemos, “a Black Friday do primeiro semestre do ano”. Ganhou essa comparação a Black Friday, devido ao seu alto potencial em gerar e aumentar os lucros de empresas com campanhas e ações estratégicas focadas em vendas.

Outro fato interessante é que no Brasil, essa data não se limita apenas ao dia em questão, mas se estende por determinados períodos como uma semana, oferecendo condições especiais aos consumidores.

Quais os benefícios das empresas apostarem no Dia do Consumidor como estratégia de comunicação?

Como já citamos acima, o Dia do Consumidor é considerado por muitos a Black Friday do primeiro semestre do ano e claro, só por esse apelido você pode entender o porque é extremamente benéfico sua empresa desenvolver ações para essa data.

Os consumidores já adoram a data como um dia em que podem fazer compras com condições especiais e imperdíveis, muitas vezes aguardando por essa semana para efetuar compras.

É nisso que a publicidade entra em contato direto com o Dia do Consumidor, desenvolvendo campanhas e ações que visam atrair o público às empresas, para aproveitar todas as condições oferecidas.

É mais que essencial ter uma boa agência de publicidade ao seu lado nessa data, afinal esse é um dia muito competitivo, todos os concorrentes estarão oferecendo condições especiais para seus consumidores e se ele atrair os consumidores de uma forma mais eficaz que a sua, você perde vendas em um período que você cresceria.

As agências de publicidade desenvolverão estratégias on-line e off-line que dialogarão diretamente com seu público-alvo, fazendo com que eles saibam de todos os benefícios do produto ou serviço  que você está oferecendo, o que ajudará a se destacar da concorrência e principalmente fará com que o público o procure para efetuar compras.

Dicas para aproveitar o Dia do Consumidor da melhor maneira.         

Para que você aproveite ainda mais essa data, separamos algumas dicas que podem ser úteis nesse dia especial para o mercado.

1 - Dê valor a experiência do cliente

Esse é um ponto extremamente importante para qualquer negócio, por isso além das condições especiais ofereça ao seu cliente uma experiência boa e agradável.

Proporcionando boas experiências ao seu consumidor, com certeza as chances de fidelizá-lo a sua marca e voltar futuramente são bem maiores.

2 – Faça ofertas estratégicas

Esse é o ponto chave para as empresas que querem destacar-se no Dia do Consumidor, ter bons produtos por preços especiais. Por isso, faça uma pesquisa, entenda quais são os produtos que estão em alta, que são tendências no mercado e organize seu estoque de forma que sua empresa atenda as demandas de seu público.

Claro, não basta apenas ter os produtos, que estão em alta disponíveis, você deve também oferecer descontos, promoções e condições incríveis, diferentes das oferecidas em outras datas especiais do ano, para que elas se destaquem e atraiam o consumidor com eficácia.

3 - Invista em comunicação

Por último, mas não menos importante, você deve investir em comunicação para que o Dia do Consumidor na sua empresa seja um sucesso.

Sempre falamos isso, comunicação de qualidade é essencial para qualquer empresa em todos os dias do ano, contudo em datas especiais como o Dia do Consumidor, torna-se ainda mais importante, pois é através dela que você terá suas condições divulgadas corretamente ao consumidor.

É através das campanhas e estratégias desenvolvidas pela agência de publicidade, que a oferta de seu serviço ou produto chegará corretamente ao público, por isso não deixe de investir em comunicação.

 

Entendeu a relação da publicidade com o Dia do Consumidor? Aposto que sim! E entendeu também o quanto essa data pode ser boa para sua empresa, né?

Bem, não fique parado, prepare sua empresa para essa data especial e não deixe de procurar uma boa agência para te auxiliar durante essa trajetória.

A Imidiata Comunicação desenvolve estratégias, ações e campanhas tanto para mídias off-line quanto on-line, além de claro termos um grande conhecimento de mercado, devido aos anos de experiência. Conheça alguns de nossos cases de sucesso e venha fazer parte da Imidiata, agende uma visita!

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