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Notícias / Março, 2020

Os 3 melhores comerciais de 1° de abril

Quem nunca caiu em uma das mentirinhas contadas em 1° de abril? Pois é, quase todo mundo já caiu em alguma, pelo menos uma vez na vida. E como não cair? Até mesmo a publicidade não deixa passar essa oportunidade para criar ótimas sacadas e pregar peças nos consumidores.



Essas sacadas, em sua maioria geram um ótimo engajamento para as marcas, fazendo com que sejam extremamente mencionadas nas redes sociais. Essa data traz consigo uma ótima oportunidade para investir em ações inusitadas, que causem impacto positivo no público-alvo e conquistem novos clientes. Mas lembre-se, não passe muito do ponto, a honestidade com os clientes é essencial.

Em comemoração a esse dia, contamos como surgiu esse dia e separamos os 3 melhores comerciais de 1° de abril, confira.

Como surgiu o Dia da Mentira?

Existem diversas explicações sobre como surgiu o Dia da Mentira, contudo a teoria mais famosa é de que no século XVI, as comemorações do Ano Novo duravam uma semana, do dia 25 de março ao dia 1 de abril, até que em 1564, Carlos IX, rei da França, instituiu um novo calendário, o gregoriano. Nesse momento o Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1° de janeiro. Porém, levou muito tempo para as pessoas se adaptarem as novas datas e conhecerem o novo calendário, fazendo com que muitas ainda celebrassem a data no começo de abril.

As pessoas que já estavam habituadas com o novo calendário passarama zombar daqueles que desconheciam ou resistiam as novas datas. A partir disso receberam o apelido de “tolos de abril” e passaram a receber presentes inusitados e convites falsos para festas de Ano Novo.

Depois disso, o costume de pregar pequenas peças e contar pequenas mentiras nesse dia percorreu por todo o mundo, durando até os dias de hoje.

Aqui no Brasil, um dos casos mais famosos de peças e mentiras contadas nessa data aconteceu em 1848, pelo jornal chamado A Mentira. No dia 1° de abril noticiaram a morte do imperador do Brasil Dom Pedro II. Dois dias depois da publicação o periódico teve que se retratar, alegando que tudo não passou de uma brincadeira.

Cases de Sucesso de 1° de abril

1 – Netflix adiciona GoT ao seu catálogo

A Netflix já é conhecida por ser brincalhona em suas redes sociais e com as interações com o seu público. Em 2016 surpreendeu todos os seus consumidores, que pediam incansavelmente para que adicionassem Game of Thrones, produção do canal HBO apelidada de GoT, ao seu catálogo com o seguinte anúncio:

“Atendendo a pedidos, finalmente GoT chegou à Netflix”.

Na publicação continha um link que redirecionava para uma série na plataforma e então o mistério era revelado, o público se deparava com o primeiro episódio da série Glauber, o Tijolo, que tem seu título abreviado como GoT, assim como Game Of Thrones.

Em pouco menos de uma hora, a postagem gerou uma enorme movimentação nas redes sociais da marca e dividiu opiniões, sendo sua grande maioria reações muito positivas. A publicação alcançou cerca de 17 mil curtidas, 6 mil comentários e 4 mil compartilhamentos, número grande quando comparado as outras publicações feitas na página, que geralmente alcançam cerca de 5 mil curtidas e 600 comentários.

 

2 – Habib’s lança a esfiha de feijoada

Outra grande marca que já pregou uma peça de 1° de abril em seus consumidores, foi a rede de fast-food árabe Habib’s. No dia 31 de março de 2016 a empresa fez a seguinte publicação em suas redes sociais: “Tá sabendo da última novidade do Habib’s? Nova Bib’sfiha de Feijoada! A bib’sfiha mais brasileira que você já viu. E com promoção de lançamento: toda quarta e sábado, peça 1, leve 2“

Imagem retirada da página oficial do Habib’s

Após o inusitado anúncio, diversos comentários surgiram nas redes sociais da empresa. Muitos dos consumidores entenderam que se tratava de uma brincadeira para o Dia da Mentira e entraram no clima, dizendo que haviam provado nas unidades físicas. Já outros clientes ficaram espantados com o novo sabor, o que rendeu diversos memes.

O resultado foi que a empresa foi extremamente comentada durante a ação, diversos sites noticiaram a brincadeira e o engajamento em suas mídias digitais cresceu bastante em relação a outros períodos.

No dia seguinte, o Habib’s admitiu que realmente era uma brincadeira através da seguinte postagem: "Sabemos que muitas coisas no Habib’s são inexplicáveis. Outras a gente consegue explicar. Como essa do 1º de abril. Isso mesmo, a Bib’sfiha de Feijoada ainda não faz parte do nosso mundo. E você, se pudesse inventar um novo sabor, qual seria? Solte sua imaginação e conta pra gente!"

Imagem retirada da página oficial do Habib’s

3 – Burguer King lança creme dental no sabor Whooper

A rede de fast-foods Burguer King, também já pregou peças em seus clientes no Dia da Mentira. Na campanha, assim como o Habib’s, a empresa anunciava um produto bem exótico. Contudo, dessa vez não era apenas um sabor incomum, mas um produto em si.

Em um comercial a marca anunciou que estava entrando para um ramo diferente, o da higiene pessoal e que havia desenvolvido o seu mais novo produto para esse segmento de atuação, um creme dental com o sabor de seu produto mais conhecido, o Whooper.

Claro que essa ação rendeu diversos comentários nas redes sociais, deixando a marca ainda mais em evidência. Pouco tempo depois o Burguer King admitiu que esse anúncio não passava de uma brincadeira de 1° de abril.

 

E você já caiu em pegadinhas publicitárias de 1° de abril? Se lembra de alguma que foi muito criativa e te marcou? Compartilhe com a gente, nós adoramos ver cases de sucesso e relembrar os que adoramos, como esses 3 comerciais de 1° de abril, que trouxemos para você conhecer.

E você, tem uma marca e quer estratégias diferentes e bem planejadas para atingir seu público-alvo, assim como as empresas citadas acima fizeram? Contrate uma agência de publicidade com experiência no mercado, como a Imidiata. Você pode conhecer alguns dos nossos cases de sucesso clicando aqui.

E se gostou desse conteúdo, fique de olho em nosso blog, sempre trazemos artigos voltados para a área de publicidade, sobre tendências, termos e cases de sucesso, como: os melhores comerciais do Super Bowl 2020.