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Artigos / Julho, 2020

Facebook Ads x Google Ads: em qual você deve investir?

Como sempre falamos em nossos artigos, é um grande erro ter uma marca e não ter estratégias de marketing digital nos tempos atuais, afinal a grande maioria do público está presente na internet, acessando diversas plataformas e redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube e sites variados.



Contudo, é muito comum que surjam dúvidas na hora de divulgar a sua empresa de forma on-line, pois existem diversas plataformas diferentes onde você pode investir.

Você é uma dessas pessoas, que possui um negócio, quer anunciar e divulgá-lo, mas não sabe qual é a melhor plataforma para fazer isso e fica em dúvida entre o Facebook Ads ou Google Ads? Confira nosso artigo e entenda como cada uma funciona e quais são os seus benefícios para fazer a melhor escolha para a sua marca.

O que é Marketing Digital?

Antes de falar sobre qualquer plataforma de anúncios on-line, é necessário que você entenda o que o marketing digital e o porquê ele é tão importante para o seu negócio.

Bem, esse é uma etapa bem simples de ser explicada. O marketing digital é um conjunto de ações e estratégias de comunicações desenvolvidas por agências de publicidade, nas quais são utilizadas a internet e quaisquer outros meios digitais para divulgar a marca e seus serviços/produtos.

O que é o Facebook Ads?

De forma bem simples, o Facebook Ads é uma ferramenta de marketing que possibilita a criação de campanhas e anúncios pagos dentro da própria rede social, fazendo com que sua marca obtenha um maior alcance de pessoas e engajamento em suas publicações.

Como Funciona o Facebook Ads?

O Facebook Ads possui um funcionamento simples. Nele você define: tipo de campanha > objetivo > público-alvo > orçamento > publica o anúncio > mensura os resultados.

A ferramenta é muito simples de ser utilizada e conta com um gerenciador de anúncios, que auxilia o responsável pelo marketing digital da empresa a configurar e definir todos os detalhes citamos acima para que os resultados sejam realmente eficazes, além de claro, oferecer um relatório detalhado para a análise.

As campanhas criadas pelo Facebook Ads seguem o seguinte modelo:

Campanha > Conjunto de anúncios> Anúncio

Campanha: Nessa etapa é definido qual objetivo a campanha pretende atingir, como por exemplo:

  • Aumentar o engajamento das publicações;
  • Promover a página;
  • Enviar pessoas para o seu site;

E muitos outros objetivos disponibilizados pelo Facebook Ads.

Conjunto de Anúncios: Nessa etapa são definidos detalhes de veiculação do seu anúncio, como por exemplo o público-alvo, a verba de investimento e o posicionamento em que os anúncios aparecerão.

Anúncio: Nessa etapa você cria os anúncios de fato e consegue ver o que o seu público verá. Você seleciona a imagem que será patrocinada ou vídeo ou até mesmo uma seleção de imagens para serem publicadas em estilo carrossel.

Quais são os benefícios do Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma das mídias pagas mais eficientes do mercado atualmente, pois além de possuir um grande número de usuários, oferece uma variedade de formatos de anúncios e campanhas, não se limitando apenas aos textos.

Seu gerenciador de anúncios é uma ferramenta extremamente eficaz, pois oferece um sistema de segmentação de público-alvo muito preciso. Além disso, ainda é possível realizar testes com os anúncios na plataforma e mensurar os resultados, graças aos relatórios detalhados e replicar as melhores e mais rentáveis estratégias.

Por isso, o Facebook Ads é uma plataforma que pode ser muito rentável e gerar ótimos resultados para as marcas, claro desde que essa estratégia esteja alinhada com as demais e com o perfil do seu público-alvo.

O que é o Google Ads?

O Google Adwords, também conhecido como Google Ads é uma plataforma de anúncios desenvolvida pelo Google, que tem como obtivo impulsionar empresas/marcas/negócios nas mídias on-line através de anúncios de pesquisa (palavras-chave), de display, no Gmail, na PlayStore, no YouTube e outros canais muito acessados.

Como funciona o Google Ads?

O Google Adwords possui diversas ferramentas e possibilidades de anúncios e em todos eles o sistema de impulsionamento funciona da mesma forma, através de um leilão.

Isso mesmo, os anúncios feitos pelo Google Ads, incluindo os links patrocinados são mostrados ao público após um leilão, mas fique tranquilo, que esse funcionamento é simples de ser entendido.

Basicamente os anunciantes oferecem o valor disponível para o impulsionamento em troca de cliques em seus anúncios.

Contudo, o leilão do Google Ads não é como os convencionais, nos quais a maior oferta ganha. O Google além do valor, combina alguns aspectos de sua política interna de qualidade com base em seu Ad Rank, para definir a posição dos anúncios, por isso ter uma agência de publicidade ao seu lado cuidando do marketing digital da sua empresa é essencial, para assim atingir resultados realmente satisfatórios.

Em resumo, de forma simples, o Google Ads, além de levar em consideração o valor investido, irá verificar a qualidade do seu anúncio para então definir uma posição para ele dentro do ranking.

A plataforma Google Ads oferece três formatos principais para os anúncios, sendo eles:

  • Rede de pesquisa;
  • Rede de Display;
  • Google Shopping (este faz parte dos anúncios na rede de pesquisa, porém é um formato especial do segmento).

Quais são os benefícios do Google Ads?

O Google é uma plataforma global, por isso criar anúncios no Google Ads é uma ótima estratégia para fazer parte do seu planejamento de marketing digital.

 A plataforma oferece muitos benefícios aos seus investidores, como a possibilidade de escolha de palavras-chave ilimitadas e o ótimo sistema de segmentação, com categorias como local, horário, dias da semana e perfis de público.

Além disso, os anúncios podem ser veiculados em diferentes formatos de tela como smartphones, tablets e computadores e o Google Ads disponibiliza um relatório detalhado com todas as informações dos anúncios, sendo assim ótimo para análises e mensuração de resultados.

Em qual plataforma devo investir? Facebook Ads ou Google Ads?

Deu para perceber o quão efetivos são o Facebook Ads e Google Ads, não é mesmo? Cada um possui suas próprias características e trazem resultados fantásticos para seus anunciantes.

Um detalhe importante é que o uso de uma plataforma, não exclui o uso da outra. Por isso, a melhor dica que podemos dar é investir em ambos e analisar qual delas entrega o melhor retorno sobre o investimento. Com essa análise é possível identificar qual plataforma foi mais efetiva para o seu público e qual rendeu mais resultados para a sua empresa.

Se as duas renderem resultados positivos, estruture um planejamento de marketing digital que englobe as duas plataformas e crie uma forte presença no meio digital.

Lembre-se que as estratégias devem ser traçadas sempre tendo como foco o objetivo da empresa e o perfil do público-alvo.

 

Deu para entender quais são as diferenças e vantagens de cada uma das plataformas, né? Bem, aproveite esses conhecimentos e faça sua marca crescer ainda mais no mercado.

Para ter resultados ainda mais positivos no FacebookAds e no Google Ads conte com uma agência de publicidade que entende do assunto, como a gente, Imidiata Comunicação.

Além de muito tempo de mercado, possuímos profissionais especializados nesse segmento, que podem desenvolver estratégias de marketing digital para trazer resultados reais para a sua marca. Ficou interessado? Venha tomar um café conosco, clique aqui e entre em contato ou chame a gente no WhatsApp.

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