Logo Imidiata Comunicação

Artigos / Julho, 2020

O que é Google AdSense? Como funciona? Quais são os seus benefícios?

Se assim como muitos, você possui um site, blog ou canal de Youtube, mas ainda não sabe o que é o Google AdSense, saiba que pode estar perdendo uma oportunidade muito boa e simples de ganhar dinheiro.



Existe um mercado enorme de marcas, que buscam resultados on-line através de links patrocinados e claro, essa busca consequentemente cria um grande mercado para quem exibe esses anúncios.

O Google AdSense é um dos maiores e mais utilizados programas de anúncios do mundo, por isso no artigo de hoje vamos te explicar o que é Google AdSense, como ele funciona e quais são os seus benefícios. Confira!

O que é Google AdSense?

Esse nome pode até assustar e parecer algo complicado e pouco conhecido, mas com certeza você já viu o Google AdSense em prática.

O Google AdSense nada mais é do que um serviço de publicidade oferecido pelo Google. Através dele é possível que donos de sites, blogs e canais do Youtube, por exemplo, inscrevam-se no programa e passem a exibir anúncios em texto, imagem ou vídeo em seus espaços e obtenham um retorno financeiro.

Toda a exibição e seleção desses anúncios é feita pelo próprio Google. Os lucros obtidos a partir do Google AdSense são baseados na quantidade de cliques ou visualizações de cada anúncio dentro do site, blog ou vídeo do Youtube em questão.

Ou seja, de uma forma ainda mais simples, o Google AdSense é uma ferramenta, que exibe anúncios em sites, blogs e vídeos de Youtube e reverte isso em dinheiro para os donos por cederem esse espaço.

Para que não restem dúvidas, vamos dar exemplos práticos. Sabe quando você entra em sites ou blogs e vê diversos banners de anúncios em formatos variados? Ou quando você vai assistir um vídeo no Youtube e antes de começar ou durante surgem anúncios? Tudo isso são anúncios que estão sendo exibidos pelo Google AdSense.

Como o Google AdSense Funciona?

É comum encontrar pessoas, que não utilizam o Google AdSense por medo de ser uma plataforma complicada demais e por isso, acabam perdendo a oportunidade de obter lucro através de seus sites, blogs ou vídeos no Youtube.

Contudo, é simples de entender o funcionamento da plataforma. Basicamente, o Google AdSense funciona como uma casa de aluguel, na qual o dono do site, blog ou canal do Youtube aluga seu espaço para o Google inserir anúncios nele. Em troca, o Google AdSense paga um percentual do valor pago pelo anunciante ao dono do espaço.

Simples, né? Mas para tirar todas as suas dúvidas, vamos te explicar passo a passo como a plataforma Google AdSense funciona, confira!

Milhares de anunciantes irão competir por um espaço em seu espaço

O Google AdSense é uma plataforma utilizada por milhares de empresas, que anunciam todos os dias, por isso competem por espaços específicos, como os que você disponibiliza. Ou seja, diversas marcas irão querer anunciar em seu site, blog ou vídeo de Youtube, a demanda é alta.

Claro, nem todos os anunciantes podem aparecer em todos e qualquer site, por isto a própria plataforma faz uma seleção e direcionamento de anúncios e isso nos leva ao próximo tópico.

Os anunciantes são segmentados de acordo com o seu conteúdo

Você pode pensar, “mas se o anunciante não tiver nenhuma relação com meu público-alvo?” Bem, o Google AdSense possui um mecanismo automatizado que direciona os anunciantes para sites que condizem com seu nicho de mercado, por isso, pode ficar tranquilo, em seu site só serão inseridos anúncios, que conversem com o público-alvo da sua marca.

Essa é uma das facilidades da plataforma, que ajuda tanto o anunciante, quanto você que disponibiliza o espaço, afinal quanto mais cliques e visualizações os anúncios obtiverem, maior será o lucro obtido.

Você também pode escolher como e quais anúncios serão exibidos

Sim, a personalização dos anúncios e anunciantes não ficam apenas como responsabilidade da plataforma, você também pode escolher como e quais anúncios quer exibir em seu site, blog ou vídeo de Youtube.

Por exemplo, você pode alterar as cores dos anúncios de texto para que combinem com a identidade visual de sua marca ou site ou até mesmo para que fiquem mais atraentes para o público-alvo.

Você pode escolher entre as opções, quais serão os formatos de anúncios aceitos em seu espaço. Cada página pode ser personalizada de acordo com as suas prioridades.

Em relação ao conteúdo, a plataforma disponibiliza toda a liberdade para que você decida quais anúncios serão ou não exibidos em seu espaço, afinal ninguém melhor do que você para entender o seu público-alvo e a recepção que eles terão ao ver determinados tipos de conteúdo.

Você recebe por cada clique qualificado

Nessa etapa fica ainda mais claro a importância de exibir anúncios relevantes para o seu público-alvo e que conversem diretamente com o seu segmento de mercado, afinal você recebe por cada clique qualificado no anúncio exibido em seu espaço.

O que isso significa? Sabe quando você clica em um anúncio sem querer e fecha a página logo em seguida? Então, isso não é um clique qualificado.

Os cliques qualificados são quando as pessoas clicam no anúncio por realmente sentirem interesse naquele conteúdo e ficam na página por algum tempo e/ou navegam na aba aberta pelo link em que clicaram.

Por isso, exibir anúncios, que sejam relevantes para o seu público-alvo é a melhor forma de aumentar a receita obtida através do Google AdSense.

Você também pode receber por impressão de anúncios

O que isso quer dizer? Além da forma citada acima, o Google AdSense disponibiliza outra opção de anúncios, aqueles que são cobrados por impressão. Ou seja, cada vez que esse tipo de anúncio for visto em uma página será cobrado.

Dessa forma você recebe pela quantidade de visitantes, que possui em seu blog, site ou acessos em seus vídeos no Youtube, por isso tenha em mente a importância de ter um planejamento de marketing digital, que inclua a produção periódica de conteúdos relevantes, para que o seu público-alvo acesse e consuma.

O valor obtido é pago mensalmente

O valor obtido pelo Google AdSense em seu site, blog ou canal do Youtube é depositado em sua conta AdSense mensalmente. Para resgatar esse valor, você deve chegar a uma quantia mínima, estipulada pela própria plataforma em sua conta AdSense.

Após atingir esse valor mínimo, você pode solicitar a retirada ao Google. Contudo, tenha em mente que as retiradas não são feitas de imediato, mas sim, 21 dias depois da solicitação, por isso esteja bem programado.

São disponibilizados relatórios completos

A plataforma Google AdSense oferece relatórios precisos, que são essenciais para você acompanhar como estão sendo os resultados dos anúncios veiculados em seu espaço.

Esses relatórios são primordiais para que você entenda o que está sendo efetivo ou não, podendo assim realizar ajustes para que os anúncios tenham um melhor desempenho e consequentemente aumentem sua receita com o Google AdSense.

Quais são os benefícios do Google AdSense?

Você já percebeu que essa plataforma de anúncios é bem intuitiva e possui muitos benefícios, não é mesmo? Mas para que fique ainda mais claro, vamos citar os principais deles:

  1. É uma forma simples e prática para gerar receita;
  2. É um serviço gratuito;
  3. A inscrição na plataforma é simples;
  4. Existem milhares de anunciantes inscritos na plataforma;
  5. Segmenta anunciantes e anúncios de acordo com o seu segmento e tipo de conteúdo;
  6. Dá a liberdade para que você decida como e quais anúncios serão exibidos em seu espaço;
  7. Possui uma variedade enorme de formatos de anúncios;
  8. Disponibiliza relatórios precisos.

Não perca essa chance de gerar receita com o seu site, blog ou canal do Youtube, tenha o Google AdSense como seu aliado. Mas lembre-se, como já falamos acima, para que essa plataforma seja efetiva, você deve ter um planejamento de marketing digital eficaz, para que sejam produzidos conteúdos relevantes que atraiam o seu público-alvo, gerando assim tráfego.

Não há forma melhor de fazer esse planejamento, do que com uma agência de publicidade ao seu lado. Para isso você pode contar com a Imidiata! Temos anos de experiência no mercado e contamos com uma equipe especializada em marketing digital. Clique aqui para conversar com a gente ou nos chame clicando no botão do WhatsApp, aqui no site.

Gostou desse artigo? Leia mais conteúdos como esse em nosso blog e acompanhe a gente nas mídias sociais: Instagram: @imidiata / Facebook: Imidiata Comunicação.