Logo Imidiata Comunicação

Artigos / Outubro, 2020

O que é design responsivo e qual a importância dele?

Atualmente otimizar a experiência dos usuários nas plataformas digitais são uma das principais preocupações de empresas.



Com a evolução dessas plataformas e o surgimento de milhares de usuários por dia, a internet se tornou cada vez mais algo comum no cotidiano, hoje por exemplo, as pessoas navegam na internet através de seus aparelhos celulares, o que antes era impensável, já que a única forma de acessar a rede era por computadores desktop.

Sendo assim, as empresas estão investindo mais no desenvolvimento de suas próprias plataformas e sites, para manter uma comunicação eficaz com seu público-alvo. Contudo, uma questão muito importante nesse processo é o funcionamento desse site em celulares, afinal quanto mais difícil de ser utilizado em um aparelho móvel, mais difícil será construir uma relação e obter uma comunicação eficaz com o cliente.

Uma das técnicas para otimizar seu site e proporcionar uma ótima experiência aos internautas é o design responsivo. Calma, se você nunca ouviu falar sobre, com o nosso artigo te explicaremos o que é design responsivo e qual a importância dele.

 

O que é o design responsivo?

Design responsivo é a ação de fazer com que determinada página da internet possa ser acessada de forma funcional por qualquer tipo de aparelho, independentemente de sua resolução de tela. De forma simples e ampla, o design responsivo é um termo, que se refere a “um design que se adapta a qualquer formato”.

Hoje em dia é muito comum a navegação pela web via aparelhos mobiles, ou seja, através de aparelhos celulares, tablets e outros. Cada um desses aparelhos possui tela de tamanhos variados, por isso alguns sites, que são visualizados com perfeição em computadores desktop, podem não ser tão bem visualizados em aparelhos mobile, devido ao seu tamanho e configurações.

O design responsivo é o responsável por adaptar automaticamente o seu site para os diversos formatos de mobile, fazendo com que ele seja mais acessível e mais funcional. Com essa otimização o seu site alcança um número maior de usuários, afinal ele será compatível com os mais diversos tipos e resoluções de telas.

Claro, o design responsivo por si só não basta para fazer com que o usuário tenha uma boa experiência e volte ao seu site. Por isso, você deve ter um site bem desenvolvido, funcional e com ótima usabilidade.

 

Qual é a importância do design responsivo para o site da sua empresa?

Como já citamos, atualmente navegar pela internet através de aparelhos mobile tornou-se parte do cotidiano, para alguns é um hábito, por isso ter um site com design responsivo é mais do que necessário.

Contudo, além da importância do site adaptar-se aos diversos formatos de telas existentes, o design responsivo ainda auxilia nos resultados de marketing digital, sendo uma ferramenta muito utilizada para a otimização do seu site, para os mecanismos de buscas, ou seja, adotar o design responsivo em seu site, aumenta as suas chances de ser melhor ranqueado nas buscas do Google.

O design responsivo ainda é um fator, que pode alavancar as taxas de conversão de vendas e geração de leads do seu site.

 

Quais são os benefícios, que o design responsivo proporciona?

O design responsivo traz diversos benefícios aos adeptos dessa técnica, nós listamos as principais para você conferir:

Otimização das técnicas de SEO

Se você não sabe o que é SEO (SerachEngineOptimization) e não conhece a sua importância para as estratégias de marketing digital de uma empresa, clique aqui e confira nosso artigo sobre o tema.

O design responsivo otimiza a navegação do seu site, o que consequentemente melhora o desempenho dele na internet. O Google possui critérios específicos para o ranqueamento de sites em sua busca e o design responsivo é um deles, por isso sites responsivos, ou seja, que são adaptáveis para aparelhos mobile, apresentam melhores resultados nas buscas realizadas no Google. Sendo assim, o design responsivo é uma ferramenta importante para a otimização das técnicas de SEO.

 

Otimização do carregamento das páginas

Para que sites sejam responsivos é necessário, que as páginas sejam mais leves e carreguem mais rapidamente. Hoje em dia, o tempo de carregamento é um fator extremamente importante para a experiência do usuário com o site de determinada marca. Quanto mais tempo seu site demora para carregar, mais usuários você perde. Por isso, ao adotar o design responsivo, você aumenta também a velocidade de carregamento do seu site, o que te ajuda a conquistar mais clientes e proporcionar a eles uma ótima experiência com sua marca.

Outro ponto muito relevante é que a partir do momento em que sua página é otimizada e carrega com mais facilidade, você também ajuda o usuário a economizar seus dados móveis, detalhe, que a maioria dos consumidores está atenta.

 

Otimização de compartilhamento de conteúdo em redes sociais

Engajar o seu público é fundamental para o sucesso da sua marca no ambiente on-line e para que as estratégias de marketing digital da sua empresa sejam um sucesso. Um dos melhores locais na internet para se alcançar um bom engajamento é através das redes sociais, por isso é extremamente importante, que o conteúdo de seu site tenha um fácil modo de compartilhamento.

Tendo em mente, que o público acessa constantemente sites e redes sociais através do celular, fica claro a importância do design responsivo, uma vez que ele será um ponto crucial para auxiliar e influenciar o seu consumidor no compartilhamento de seus conteúdos.

 

Conseguiu entender o que é design responsivo e qual a importância dele? Ótimo, agora basta colocar essa técnica em prática ao lado de uma agência de publicidade com profissionais capacitados para desenvolver estratégias eficazes para o seu negócio.

Temos anos de experiência no mercado e contamos com uma equipe especializada em marketing digital. Clique aqui para conversar com a gente ou nos chame clicando no botão do WhatsApp, aqui no site.

Gostou desse artigo? Leia mais conteúdos como esse em nosso blog e acompanhe a gente nas mídias sociais: Instagram / Facebook / Linkedin / Behance.