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Artigos / Fevereiro, 2021

Estratégia de Marketing Digital com Pinterest: vale a pena investir?

É preciso pensar com a perspectiva do seu público ao inserir o Pinterest no seu plano. Vem com a Imidiata, que te ajudamos a descobrir se a rede social é o lugar para sua empresa crescer!


Saiba como o Pinterest pode aumentar sua taxa de engajamento e conversão

Lugar de reforçar seu Branding e influenciar decisões de compra, esse é o Pinterest!

Busca por informações é com o Google, mas busca visual é a especialidade do Pinterest. É lá que acontece o compartilhamento de ideias através de imagens. Além de fotos, você pode inserir descrições aos seus posts (pins) e links que levem os usuários para outros destinos, como seu site ou outras redes sociais.

Para entender como a rede social mais visual que existe pode ajudar na sua estratégia de Marketing Digital, aumentando o engajamento e taxa de conversão, siga a leitura com a gente!

 

O que é e para que serve o Pinterest?

A plataforma refere-se a si mesmo como uma “ferramenta para descobrir e compartilhar novas ideias”. Porém, não é uma rede social convencional. Ela funciona mais como um mecanismo de busca visual. Geralmente, os usuários utilizam para descobrir e coletar ideias criativas.

Sua tela principal pode ser definida como um quadro de inspirações. Os usuários buscam referências e gerenciam imagens temáticas, como de jogos, de tatuagens, de roupas, de perfumes, de animes, etc.

Ou seja, serve como um grande catálogo de referências. Para empresas, é uma oportunidade de se tornar referência e se aproximar do público de uma maneira inspiradora, que é a pegada do Pinterest.

 

Como funciona o Pinterest?

A conta do Pinterest é rápida e fácil de fazer. Para marcas, é preciso criar uma conta business ou, se já existe uma conta pessoal, adicionar a ela um perfil comercial.

Ao estar com o perfil cadastrado, percebe-se a forma não linear como o conteúdo é acessado no Pinterest por meio da função de pesquisa. Logo, seus posts (Pin na linguagem “Pinterestica”) possuem vida útil mais longa do que em outras redes sociais.

Desta maneira, os usuários conseguem acessar uma variedade maior de conteúdo do que em uma linha do tempo baseada em notícias mais comum das outras redes.

Relatórios mostram que o conteúdo do Pinterest pode ter uma vida útil de 30 dias ou mais.

Pin, como dito acima, é o nome dado aos conteúdos publicados no Pinterest. Como marca, você deve criar os seus para que sejam salvos e compartilhados pelo seu público.

 

Principais recursos do Pinterest para empresas

Quando percebeu a presença de diversas marcas em sua plataforma, o Pinterest desenvolveu e disponibilizou funcionalidades exclusivas para negócios. A conta business e ferramentas de mensuração ajudaram a constatação de um fato: o tráfego dos sites das empresas aumentam ao colocarem seus produtos na rede social.

No Pinterest, a intenção é estreitar a relação com seus consumidores e mandar mais visitantes para seu site.

Alguns dos recursos exclusivos para a conta business são o Rich Pins, Shop the Look, Pinterest Ads e Pinterest Analytics.

 

Estratégias de Marketing Digital no Pinterest

Segundo pesquisas, pessoas que estão no Pinterest tem maior intenção de comprar do que em outras mídias sociais.

Então, atente-se a algumas dicas na hora de planejar seu conteúdo para aparecer com assertividade por lá:

Pastas com palavras-chave

Assim como o Google, Pinterest é um buscador, logo, é preciso usar estratégias para que seus pins sejam encontrados facilmente e com mais frequência. Então utilize o mesmo pensamento para SEO: quanto mais informações objetivas, mais rankeamento.

Caprichar no visual

Estando dentro do tema e adequado ao seu público alvo, o próximo passo é se preocupar com a estética de seus pins. Eles precisam ser bonitos e de qualidade!

Periodicidade

Como qualquer outra rede social, consistência é a chave! Coloque o Pinterest no seu planejamento, se comprometendo a publicar pelo menos uma vez na semana.

 

Por fim, foque em gerar mais tráfego suas outras mídias por meio do Pinterest

Tem Facebook, Instagram, Twitter, Blog, site? Divulgue sua presença em outras mídias. Essa troca de tráfego garante bons resultados para a sua marca.

Como em quase todas áreas do marketing, é preciso pensar com a perspectiva do seu público ao inserir o Pinterest no seu plano. Ainda não sabe como descobrir e pensar como seu público alvo? Vem com a Imidiata, que te ajudamos a construir resultados em todas as redes sociais.   

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