Logo Imidiata Comunicação

Artigos / Maio, 2021

Hashtags em 2021: Saiba o que fazer e evitar

Quer saber como utilizar hashtags de maneira inteligente em 2021? Separamos dicas do que evitar e do que você precisa fazer para ter mais chances de sucesso.


Hashtags banidas em 2021

Acompanhar as hashtags mais populares, evitar as mais genéricas, se concentrar em nichos mais específicos... Existem diversos direcionamentos quando o assunto é essa ferramenta que nos ajuda a classificar nosso conteúdo.

A hashtag estabelece uma conexão entre o algoritmo da plataforma e os usuários. Os robôs entendem o tipo de conteúdo que você publica e, a partir disso, entrega para quem demonstra interesse. Logo, é importante saber usá-la de maneira eficiente, trabalhando a favor da sua conta.

Quer saber como utilizar hashtags de maneira inteligente em 2021? Separamos dicas do que evitar e do que você precisa fazer para ter mais chances de sucesso.

 

Qual a função das hashtags?

Usadas em várias redes sociais para pontuar um tópico, as hashtags se formam por um termo ou conjunto de termos precedidos pelo símbolo “#”. Alguns também as chamam de Tags, principalmente no Instagram.

Assim como uma etiqueta (tradução literal da palavra Tag), ela classifica a publicação para os usuários encontrarem conteúdo relacionado ao que procuram. No Instagram, ao fazer uma pesquisa com o uso do jogo da velha, a palavra precedida juntará centenas de milhares de fotos de usuários que usaram a mesma hashtag para marcar sua publicação.

Ou seja, contas que querem crescer utilizam as hashtags para atrair seguidores e curtidas.

As #hashtags distribuem melhor o conteúdo, categorizando um post com palavras-chave.

Porém, existem práticas que não são recomendadas. Um exemplo é o exagero na hora de postar com hashtags. Além de ficar esteticamente feio, colocar as 20 disponíveis para um post, ao contrário do que se pode pensar, diminui o alcance.  Para piorar, há quem use 2, 3 grupos de 20 hashtags no post e depois nos comentários. A prática fere as diretrizes do Instagram.

Há várias formas de você ter problemas em sua conta no Instagram com o uso de hashtags. É sobre isso que se trata o próximo tópico.

 

Uso incorreto: hashtags banidas

As hashtags banidas são aquelas que o algoritmo da rede social identifica como spam ou conteúdos inapropriados. O Instagram bane de sua plataforma devido a má utilização dos seus usuários.

As que fazem referência a pornografia, tráfico de drogas e discursos de ódio, por exemplo, são proibidas na plataforma. Termos que podem ter duplo sentido também são mais suscetíveis ao bloqueio.

Outro motivo de banimento é a grande quantidade de publicações sem qualquer ligação com a hashtag. Um grande exemplo é o tal do sextou, ainda muito presente em redes sociais.

Apesar de não ser uma palavra ofensiva, o uso constante do Sextou fez com que o algoritmo entendesse como violação das regras, o que pode tornar a sua publicação num spam.

Logo, agora que você sabe, pare de usar o Sextou como hashtag. O uso dessas palavras-chaves bloqueadas prejudica o alcance do seu post.

 

Como descobrir as hashtags banidas?

Nunca houve divulgação dessas hashtags por parte do Instagram. Contudo, existem profissionais e sites não oficiais que pesquisam para direcionar melhor as contas da rede social.

Você precisa entender como cada rede social funciona antes de sair inserindo jogo da velha em toda e qualquer palavra.

 

Quais foram as hashtags banidas em 2020?

Confira abaixo as principais hashtags banidas em 2020:

O nosso grande e falecido #sextou;

#boatarde;

#books;

#brain;

#direct;

#dm;

#iPhone;

#whatsapp.

 

Como usar hashtags em 2021?

As hashtags mais usadas pelo grande público são as mais genéricas, como #love e #instagood, consolidadas há anos. Antes de ir colocando as mais populares do mundo, é preciso entender sua conta ou negócio. É bem provável que elas não acrescentem muito para o objetivo de sua publicação.

Então, as hashtags da moda e que estão mais populares, muitas vezes, não são a melhor opção. É legal checar possíveis hashtags que conversem com o seu público, verificando o volume de postagens existentes e consultas. É preciso experimentar e mensurar resultados.

Sabendo de tudo isso, não existe fórmulas que garantam sucesso. Como qualquer estratégia digital, é preciso de testes e mais testes. Tudo muda de acordo com o tipo de negócio e público-alvo.

Uma boa dica é interagir com as pessoas que utilizam e consomem a hashtag que você pretende usar. Curta as postagens de pessoas influentes no nicho, comente, etc. Assim, você também atrai atenção para sua conta.

Logo, aliar as genéricas para ter mais visibilidade e as específicas para atrair o público realmente interessado na sua marca é o ideal.

Lembrando que não basta se esforçar para alcançar mais pessoas sem um conteúdo de qualidade!

Ainda utiliza algumas das hashtags banidas? Tá na hora de fazer seu marketing nas redes sociais com especialistas que previnem esse tipo de erro.

Gostou desse artigo? Continue lendo conteúdos importantes para marcas que desejam crescer no digital, como a importância de construir um Tom de Voz.

Quer otimizar suas redes sociais, mas ainda não sabe por onde começar?

 Clique aqui para conversar com a gente ou nos chame clicando no botão do WhatsApp, aqui no site.

Acompanhe a gente: Instagram / Facebook / Linkedin / Behance.