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Artigos / Junho, 2021

Marketing de Imersão: como fazer um marketing inteligente com realidade aumentada

Boa leitura para quem quer entender mais sobre a Realidade Aumentada e como implementá-la numa estratégia do Marketing de Imersão. Não tem ideia do que a gente tá falando? Então vem!


Marketing com realidade aumentada

Com novas possibilidades, vêm novos desafios. O mercado do Marketing de Imersão está cada vez mais emergente. 

Esse é o atual cenário do Marketing Digital e Publicidade, já que novas tecnologias são capazes de transformar diariamente a maneira que marcas constroem relações com seus consumidores.

Propagandas e ações de marketing contendo tecnologias como Realidade Aumentada e Realidade Virtual estão aparecendo por toda parte. Portanto, cabe discutir quais são os novos desafios para realizar um projeto que envolva tais ferramentas, culminando no Marketing de Imersão.

Siga a leitura para entender mais sobre a Realidade Aumentada e como implementá-la numa estratégia do Marketing de Imersão.

Como funciona o Marketing de Imersão?

As marcas que desejam uma ação de sucesso no Marketing de Imersão devem estar a par dos tipos de talentos que precisam manter em seu time. O processo de desenvolvimento da mais simples ação envolve diversas áreas, como design de espaços 3D, espaços digitais, prototipação, simulação, especialistas em tomadas de decisões e tantas outras.

Define-se pelo oferecimento de outros tipos de interação por meio de simuladores, indo muito além da audição, visão ou tato. O termo engloba toda estratégia de marketing que utilize tecnologias de realidade estendida: Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Realidade Combinada e Vídeo 360 °.

 O objetivo é proporcionar ao usuário a transição de espectador a protagonista da ação, já que a experiência depende de sua interação. Por isso, é preciso também entender precisamente com quem a marca deseja falar, para então, definir a mensagem que será transmitida.

Claro, além da criação de conteúdo, uma ação de Marketing de Imersão assertiva envolve um árduo trabalho de desenvolvimento de software. Juntando inovação, mergulho investigativo e refinamento criativo, é possível COMEÇAR a criar uma experiência diferenciada ao público.

Sim, é um trabalho complexo, mas que vale a pena se bem realizado, sendo capaz de atrair e encantar.

Neste conteúdo, vamos abordar com mais profundida o uso da Realidade Aumentada que, recentemente, apareceu de uma maneira muito legal em campanha do Burger King.

O que é realidade aumentada?

 Realidade aumentada, de maneira objetiva, é a integração de ambientes reais com dados virtuais. Ou seja, a realidade e o virtual se conectam ao mesmo tempo.

 A Realidade Aumentada proporciona então um aumento das percepções dos sentidos e mostra as informações em tempo real e tridimensional, por isso é utilizado o termo "Realidade Aumentada".

 Realidade Aumentada e Realidade virtual: qual a diferença?

A Realidade Virtual consiste na indução de efeitos visuais, sonoros e até táteis, permitindo a imersão completa em um ambiente totalmente simulado. Diferente da Realidade Aumentada, ao não envolver o ambiente real, transporta o usuário para uma simulação.

Uma visita ao interior de um imóvel que está a quilômetros de distância da imobiliária via óculos de realidade virtual é um serviço disponibilizado por muitos corretores de imóveis e exemplo de aplicação da Realidade Virtual.

Campanhas geniais de Marketing de Imersão com Realidade Aumentada

 Primeiramente, vamos falar sobre um case na área de games que, após sua implementação, transformou-se em marketing positivo para a marca. A Realidade Aumentada ganhou repercussão com o Pokémon Go, em 2016. A Nintendo e a Niatic foram as idealizadoras do projeto que, ao ser lançado, colocou a empresa de volta no ranking de maiores inovadoras.

 Um segundo case que mostra os benefícios da Realidade Aumentada é o lançamento de uma nova linha de esmaltes da Maybelline, em 2012.  A marca lançou um aplicativo onde o usuário simulava como ficariam as cores dos esmaltes nas unhas ao tirar uma foto da própria mão. A principal vantagem é que a empresa não teve gastos extras com amostras.

 E o terceiro case, mais recente, foi idealizado por um dos maiores players da atualidade. Como se uma trilha de fumaça criada com a tecnologia da Realidade Aumentada não fosse legal o suficiente, a estratégia implementada pelo Burger King de Londres te leva até a unidade mais próxima. É só apontar seu celular para o cartaz do Whopper e seguir a fumaça!

Habilidades e conhecimento para um marketing estratégico

As ações de Marketing de Imersão são geralmente desenvolvidas com a mesma estrutura criativa e operacional.  O conceito e criação das peças visuais ficam a cargo de uma agência experiente em diversas aplicações e que ofereça ideias bem fundamentadas. Cabe a agência, formada por um time capacitado, traduzir o briefing do cliente para a linguagem de uma experiência imersiva, capaz de encantar clientes.

 O uso da tecnologia de Realidade Aumentada certamente causará cada vez mais impacto no Marketing, personalizando a experiência de compra.

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