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Artigos / Agosto, 2021

Black Friday 2021: Estratégias de marketing para sair na frente

Quando começa o seu planejamento para a Black Friday? Marcas devem se preparar para vender mais e garantir ao cliente uma ótima experiência!


Estratégias para Black Friday 2021

Ainda faltam alguns meses para Black Friday 2021, então por que já estamos falando sobre isso?

Consumidores guardam dinheiro desde muito cedo para aproveitar o maior evento de compras do ano. Logo, as empresas devem ter o mesmo preparo para vender mais e garantir ao cliente uma ótima experiência.

É preciso planejar uma campanha com antecedência para criar um relacionamento com seu público. Assim, a sua base de clientes lembrará da sua marca na hora de pesquisar.

Quando começa o seu planejamento para a Black Friday? Quer saber mais sobre um plano estratégico pro evento? Vem com a gente!

Estratégias Digitais

A Black Friday 2021 vai movimentar o varejo no dia 26 de novembro, principalmente no e-commerce.

Diante do atual cenário de pandemia no mundo, a expectativa é que a Black Friday 2021 seja a mais digital da história. Isso porque em 2020 foram alcançadas marcas históricas no setor de e-commerce, que teve um aumento considerável comparado ao ano de 2019.

O faturamento chegou à marca de R$ 3 bilhões, com mais de 4,6 milhões de pedidos, resultando em uma alta de 15,7% em relação a 2019. Isso apenas no dia 27 de novembro de 2020, representando um crescimento de mais de 24,8% em relação a 2019.

Já considerando a semana, sendo de 19 a 27 de novembro, o faturamento foi de R$ 6 bilhões, com 10,63 milhões de pedidos gerados, uma alta de quase 20% a mais que o período em 2019. Neste período, incluindo o esquenta, teve um crescimento de 30,1% em comparação a 2019.

Tendências para seguir

Os pontos que serão importantes pra ter sucesso na Black Friday 2021 podem e DEVEM ser desenvolvidos com antecedência pra sair na frente da concorrência. Eles vão muito além de preços e promoções!

O primeiro é básico para marcas que constroem uma boa presença digital: foco na experiência do consumidor. Facilitar a compra dele e ter um atendimento de primeira pode garantir sua volta sempre que precisar. Mas manter a qualidade disso durante o aumento da demanda da Black Friday é difícil, por isso a necessidade em se planejar!

Outro diferencial que nem é mais tão diferencial assim é ter a opção de entrega expressa. As últimas edições do evento mostram que grande parte dos consumidores escolheram receber os produtos na modalidade mais rápida.

Por fim, se destacar entre os concorrentes na base de uma boa relação com seus consumidores. Além do investimento em comunicação assertiva com o público-alvo, é preciso criar identificação. A valorização de empresas que apoiam causas relevantes está em alta. Que tal se posicionar com propósito, hein?! Ser eco-friendly é um bom exemplo de como se mostrar preocupado e responsável!

Planejamento Black Friday 2021

O planejamento é a essência para qualquer estratégia, por isso na hora de criar uma campanha, uma ação, promoções, é necessário fazer uma análise fundamentada.

Observe a situação atual e as condições da empresa, seja física ou e-commerce. Tudo isso porque o desconto não pode simplesmente vir de uma ideia, deve ser paramentado, definido por cálculos, visando uma condição vantajosa para o cliente e lucrativa para empresa.

E claro, além de descontos reais, o atendimento também é considerado, pois de acordo com o Google cerca de 78% das pessoas voltam a comprar quando têm um boa experiência.

Parece cedo para falar em Black Friday, mas o quanto antes começar a planejar, melhor. Começar a planejar campanhas de marketing, negociar estoque de produtos com fornecedores e já ir se organizando.

Aliás, muitos e-commerces com boas vendas começam o planejamento no ano anterior. Quando acaba um Black Friday já se começa a planejar o próximo.

Estratégias e objetivos

Que é importante planejar você já entendeu, né? Então, por onde começar?

O primeiro passo é criar metas para a data, sem esquecer de fatores essenciais junto ao cliente, ou seja, não focar apenas em metas financeiras e estabelecer melhorias no atendimento, conquistar novos seguidores, investir em recompra e até encantar o cliente no unboxing.

As estratégias devem ser organizadas de acordo com a situação da empresa, sendo necessário ações para identificar possíveis problemas.

Exemplos do que analisar: por que alguns produtos não vendem? Quais produtos não têm saída? Existem problemas de navegação no site? Ao planejar estratégias, conseguirá vantagens junto aos fornecedores, concorrentes e inclusive logisticamente, é uma forma de sair na frente.

E se você quer o passo a passo do plano, fique ligado que neste mês publicamos a parte 2 deste conteúdo!

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