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Artigos / Agosto, 2021

Black Friday 2021: estratégias e dicas

Para atingir bons resultados na Black Friday 2021, estratégias importantes precisam ser implementadas. Aí vão 12 dicas pra você!


Dicas pra empresas faturarem na Black Friday 2021

Semana passada a gente te mostrou as tendências a seguir pra se dar bem na Black Friday 2021!

No novo post do blog, o foco são dicas e estratégias pra essas tendências darem resultado positivo. Massa, né?

Se você tem uma empresa, não pode perder!

A Black Friday é uma data em que a concorrência é alta e os clientes esperam ter benefícios, com superdescontos, frete grátis, entrega rápida, isto é, boas experiências com a marca.

E para atingir bons resultados, estratégias importantes precisam ser implementadas. Aí vão 12 dicas pra você!

  1. Planejamento Estratégico

Deve ser desenvolvido para nortear os processos e levar à conquista das metas. Sua estrutura vai desde detalhes das ações, como quais produtos serão ofertados, os descontos, frete, a logística etc.

  1. Plano de Contingência

É um processo que auxilia a vender mais, pois visa evitar problemas, emergências e prejuízos.

O plano de contingência objetiva cuidar do controle de estoque e logística, para que com a alta demanda não sofra com nenhum imprevisto. O processo visa manter o contato e se organizar junto aos fornecedores e distribuidores, dessa forma é possível evitar ficar sem produto para venda, estoque parado ou atrasos em envios e entregas.

  1. A Concorrência

Uma dica fundamental é sempre analisar a concorrência e quando for preparar para a Black Friday agir com antecedência, para então definir preços e a decisão de estratégias que atraiam os clientes. Uma estratégia interessante é avaliar os prazos dos concorrentes, como prazo de entregas e o valor de frete oferecido, pois esses são fatores importantes, que são mais considerados na hora da compra.

Fique de olho também nas ações deles nas redes sociais.

  1. Campanhas

Uma das estratégias é um bom planejamento com campanhas que estudem seus consumidores, conhecendo seu público e apresentando um orçamento para anúncios.

É interessante salientar gatilhos aos consumidores, com a ideia de limitado e uma ótima técnica a ser usada é a de copywriting nos anúncios e descrições dos produtos. Outra ideia para a Black Friday é criar suspense nas redes sociais, para despertar curiosidade e interesse, inclusive mostrar um pouco de como será, com promoções de prévia, deixando claro que são ofertas com prazo determinado.

Nas campanhas em mídia paga é possível alcançar o público segmentado através de características e interesses nas redes sociais. Com estratégias previamente definidas e investimentos assertivos, as plataformas usuais para investir são Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

  1. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta com a maior taxa de conversão durante a Black Friday. Portanto é uma estratégia que deve ser adotada, podendo ser usada de forma personalizada para os clientes.

Inclusive listas de e-mails efetivas são muito bem-vindas e uma outra estratégia pode ser aplicada, a de exclusividade, que é um poderoso gatilho, com e-mails notificando primeiro esses contatos sobre as melhores ofertas.

  1. Recompra

A Black Friday é uma grande oportunidade para conquistar novos clientes, que podem voltar e efetuarem compras.

Outra chance de recompra é a experiência, com ótimas e atraentes ofertas, além claro do atendimento e satisfação de entrega, estimulando uma nova compra futura e até fidelização do cliente. Isto é, atenção para a qualidade também no atendimento, pontualidade e diferenciais, como boas condições de pagamento.

  1. Carrinho abandonado

No período da Black Friday o número de carrinhos virtuais de compras abandonados é bem grande, assim como as vendas, isso por vários fatores, indecisão, teste ou outras. Para diminuir esse fator uma boa estratégia é o remarketing. Através do remarketing pode-se ainda conquistar o cliente, oferecendo através de e-mails um desconto exclusivo ou mesmo apelando para a questão de poucas unidades. É uma forma de chamá-lo de volta e motivá-lo a finalizar a compra.

  1. Brindes

A Black Friday também é uma ótima oportunidade para estabelecer relacionamento com clientes fiéis e agradá-los com brindes, frete grátis ou descontos especiais.

Essa estratégia de recompensa é certeira para a fidelização, afinal os consumidores querem ser valorizados e a personalização, oferta de brindes ou vantagens proporciona isso.

  1. Versão Mobile

A Versão Mobile a muito tempo deixou de ser um diferencial e ter um site responsivo é imprescindível, as páginas de e-commerce devem ser otimizadas para dispositivos móveis.

As compras feitas por celular têm crescido muito pelo mundo e o Brasil é considerado um país Mobile.

Segundo a pesquisa “Consumo online no Brasil”, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, o celular smartphone é o dispositivo mais usado para realizar compras on-line, com 87% em 2021, um aumento de 20% em relação ao estudo feito em 2019 e que continua crescendo

Uma boa estratégia de otimização para o Mobile pode levar a um aumento de conversões.

  1. Atendimento ao cliente

Um cliente bem atendido traz a satisfação e a fidelização, por isso principalmente no período da Black Friday é importante ter um atendimento ao cliente de qualidade.

Um atendimento mais humanizado, prestativo e que resolva os problema com agilidade, pois com o aumento da demanda isso tende a aumentar, por isso investir em um atendimento proativo é uma estratégia significativa, já pensando a longo prazo.

  1. Omnichannel

Omnichannel é uma estratégia de vendas, que se tornou uma tendência no varejo, ela integra diferentes canais de comunicação e divulgação, uma forma de oferecer ao cliente uma experiência mais unificada.

Omni: do latim, sentido de inteiro e channel: origem inglesa, que traduzida para o português é canal.

O Omnichannel permite uma convergência do on-line e do off-line, ou seja, pode alternar entre os canais e conseguir ter um atendimento de qualidade e com maior nível de personalização, efetuar a compra e ter a mesma experiência independente do meio utilizado.

Além disso, o consumidor já é Omnichannel, isso porque antes de efetuar uma compra numa loja física ele realiza uma pesquisa on-line.

O Omnichannel é uma estratégia já muito utilizada por grandes varejistas, no qual permite que o cliente compre na loja on-line e retire o produto na loja física, sendo assim sem a cobrança de frete, que muitas vezes interfere na decisão de compra. Há também a logística reversa, em que compra pela internet e efetua a troca na loja física, evitando ter que esperar pelo produto novamente e claro as promoções, que garantem por exemplo a distribuição de amostras de produtos, principalmente lançamentos, a partir de um cadastro na internet e retiradas na loja física.

O Omnichannel interliga por exemplo, o Instagram – produto divulgado, direcionando o cliente para o e-commerce e ele pode tirar dúvidas pelo WhatsApp.

Pode-se dizer que é uma estratégia relativamente recente, mas que pode ser um diferencial para a empresa e lhe dar destaque diante da concorrência.

  1. Pós-Black Friday

Após a Black Friday as estratégias não podem parar, pois na sequência acontece a Cyber Monday, uma segunda-feira Pós-Black Friday, que ainda não é tão popular no Brasil, mas que está em crescimento a cada ano. Além disso, é hora de já começar a pensar na Black Friday do próximo ano.

A Black Friday e a Cyber Monday

Assim como a Black Friday, a Cyber Monday precisa de estratégias e um orçamento prévio.

 Ela é como um continuação da Black Friday e é inclusive muito interessante para os lojistas que trabalham com a venda de produtos do mercado de tecnologia, informática e eletrônicos. Isto é, as estratégias se estendem, com um foco maior nesse nicho que ama tecnologia.

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