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Artigos / Janeiro, 2022

Legendas para Instagram: como gerar engajamento?

O Instagram é uma rede social muito popular e utilizada no mundo todo. Nela é possível se conectar com outras pessoas, acompanhar perfis de artistas, influenciadores e conhecidos, publicar fotos e vídeos e até mesmo divulgar sua marca e vender produtos ou serviços.



O Instagram é uma rede social muito popular e utilizada no mundo todo. Nela é possível se conectar com outras pessoas, acompanhar perfis de artistas, influenciadores e conhecidos, publicar fotos e vídeos e até mesmo divulgar sua marca e vender produtos ou serviços.

Essa ferramenta conquistou os smartphones de milhares de pessoas, mas mesmo com tamanha popularidade, muitos ainda não sabem como conseguir engajamento. Se você é uma dessas pessoas fique tranquilo, preparamos esse artigo sobre como gerar engajamento com legendas no Instagram para de ajudar.

Já abre seu bloco de notas e anote tudo o que precisar para mudar o seu perfil. Boa leitura!

 

O que é Instagram?

Para quem ainda não está familiarizado, o Instagram é uma rede social on-line que tem como foco o compartilhamento de fotos e vídeos. Nela, além de compartilhar conteúdos, é possível fazer chamadas de vídeo, conversar por chat, fazer vídeos ao vivo, aplicar filtros digitais em fotos e vídeos próprios e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais.

Criado em Outubro de 2010, o App ganhou popularidade rapidamente, conquistando mais de 100 milhões de usuários ativos em abril de 2012. Em 2020, a plataforma atingiu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Dados mais recentes, divulgados por uma pesquisa realizada pela We Are Social e Hootsuite, indicam que o Instagram foi a 4ª rede social mais usada no Brasil em 2021, com cerca de 110 milhões de usuários.

 

Quais são as ferramentas do Instagram?

O Instagram, assim como o mundo, adapta-se conforme as necessidades do público. Hoje conta com inúmeras funções e a cada dia experimenta e implementa novas para inovar e surpreender ainda mais os usuários com novidades.

Na plataforma é possível trabalhar com:

  • Imagens e vídeos com legendas;
  • Vídeos de até 1 minuto para feed;
  • Vídeos mais longos para IGVT;
  • Stories, que são fotos ou vídeos de 15 segundos que ficam disponíveis apenas por 24 horas;
  • Reels, que são vídeos de 15 ou 30 segundos com áudio, efeitos e ferramentas de edição;
  • Lives;
  • Shopping (lojas dentro da plataforma, nas quais os usuários podem conferir os preços dos produtos e então serem redirecionados a uma página de compras).

Claro, além disso existem muitas outras funcionalidades, como os filtros, a plataforma de anúncios, os formatos variados para Stories, como o Boomerang, além das ferramentas interativas dentro dos stories, como links clicáveis, músicas, enquetes e mais.

 

Dicas de como fazer legendas para gerar engajamento no Instagram

As legendas são um dos recursos complementares utilizados para atrair atenção dos usuários dentro da plataforma. Hoje, o Instagram permite legendas de até 2.200 caracteres, incluindo emojis e hashtags. Contudo, isso não significa, que você deve utilizar cada um deles e fazer textos enormes.

Claro, podem ser utilizados textos longos em publicações no Instagram, mas existem casos e casos. O importante é, que ao desenvolver a sua legenda você tenha certeza de que ela esteja simples, com uma leitura fácil e que complemente o conteúdo da imagem ou vídeo publicado por você.

Isso não é uma regra e os mecanismos da plataforma estão sempre mudando, mas se você quer conquistar um alcance legal em sua conta comercial, preparamos algumas dicas básicas que você pode seguir para escrever suas legendas e otimizar seus resultados. Confira:

 

1 - Faça legendas objetivas

O texto é uma forma de complementar e reforçar a mensagem da imagem ou do vídeo publicado em sua conta. Por isso, ao escrever uma legenda leve em consideração o público-alvo da sua marca e seja sempre o mais objetivo possível, dessa forma as chances de o seu público parar para ler o conteúdo da legenda são muito maiores.

 

2 – Use o Call To Action

Call to Action é um termo em inglês, que em tradução literal significa Chamada Para Ação. Esse conceito é amplamente utilizado em conteúdos comerciais.  Normalmente é aplicado através de frases curtas, que estimulem os seguidores a interagirem com a publicação.

Você pode incentivar o seu público a contar alguma história relacionada ao tema do post, fomentar uma votação por meio de emojis, pedir para que marquem amigos ou que compartilhem a imagem via Stories ou Direct, por exemplo. As possibilidades são amplas e todas ajudam a aumentar o engajamento da publicação e do seu perfil!

Mas atenção! Tudo deve estar atrelado ao tema principal da publicação, pois só assim as pessoas se sentirão atraídas para de fato comentar e compartilhar suas ideias.

 

3 – Invista nos Emojis

Os emojis sempre estiveram presentes nas redes sociais, afinal são uma parte essencial para ajudar na expressão dos sentimentos na comunicação virtual. Estão em constante atualização, inserindo cada vez mais novos símbolos, que sejam capazes de representar momentos da vida cotidiana e por isso são ótimos para formular legendas muito bacanas.

Contudo, use-os com moderação. Tenha sempre em mente se eles fazem sentido e se não atrapalham a mensagem que você quer passar ao público. Quando bem utilizados, os emojis facilitam a leitura e deixam o texto bem mais divertido e atrativo.

Além de tudo, eles ainda são ótimos para ajudar na criação de uma relação de proximidade com o público.

 

 

4 - Use hashtags com estratégia

As hashtags são etiquetas usadas para classificar a publicação, ajudando os usuários a encontrem de forma mais prática e segmentada o conteúdo que desejam. As legendas que possuem hashtags são mais vistas e podem ser encontradas mais facilmente por qualquer usuário do Instagram interessado naquele conteúdo, seja ele seu seguidor ou não.

Porém, esse é um recurso que deve ser usado com cautela. Muitas pessoas acreditam que hashtags devem ser usadas para completar a legenda, incluindo frases ou bordões, mas esse é um pensamento equivocado.

As hashtags servem para marcar palavras-chave e tópicos que podem ser pesquisados de forma isolada. Portanto a hashtag ideal não deve ser uma palavra, frase ou assunto particular da empresa, mas sim algo pelo qual o público tem interesse e pesquisará de forma orgânica.

Usando boas hashtags fica muito mais fácil do seu público-alvo encontrar seu conteúdo enquanto navega pelo Instagram.

 

5 – Evite textos longos

Já comentamos mais acima sobre a objetividade nas legendas, mas é sempre bom reforçar, evite textos longos no Instagram. Existem sim as exceções, que são aqueles casos em que você precisa explicar um conteúdo e por isso, deve escrever um texto maior.  Se o seu público se interessa e se engaja por aquele conteúdo com texto mais longo, ótimo, caso contrário, faça um planejamento em que consiga mesclar conteúdos maiores e menores, assim você mantém o engajamento em seu perfil e ainda consegue compartilhar os conteúdos que deseja.

Agora não tem mais erro, já pode preparar seus conteúdos e escrever as legendas para engajar o seu público na plataforma. Colocando todas elas em prática, você com certeza sentirá a diferença. Claro, uma agência de publicidade pode te ajudar ainda mais a fazer legendas eficazes e mais focadas no público-alvo.

As agências de publicidades contam com profissionais específicos para isso, que estão por dentro de todos esses passos e tendências das redes sociais. Os redatores e os sociais media, são respectivamente os responsáveis por desenvolverem os textos e administrarem as redes da empresa.

Quer um social media eficiente para a sua marca? Tenha ao seu lado uma boa agência de publicidade. Com a Imidiata você conta com profissionais capacitados para desenvolver estratégias eficazes e condizentes com o seu segmento de atuação.

Com mais de 10 anos de experiência no mercado, contamos com uma equipe especializada em marketing digital. Clique aqui para conversar com a gente ou nos chame clicando no botão do WhatsApp, aqui no site.

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