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Artigos / Setembro, 2019

Marketing digital: Qual a importância de anunciar no Facebook?

Atualmente estar presente na internet é um item básico para qualquer marca. Já estar presente no Facebook é essencial. Continue lendo o artigo e descubra porque o Facebook é uma plataforma tão importante quando falamos de Marketing Digital e como ele pode impulsionar ainda mais o seu negócio.


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O que é Marketing Digital?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é o Marketing Digital para sabermos com o que estamos trabalhando, mas não se assuste, é muito simples entender.

O Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias de comunicação, geralmente criadas por agências de publicidade, nas quais são utilizados a internet, telefonia celular e quaisquer outros meios digitais para divulgar e comercializar determinada marca e/ou seus produtos.

A importância do Marketing Digital e do Marketing no Facebook.

O Marketing Digital possui uma infinidade de possibilidades para criar estratégias para anunciar e impulsionar marcas online, ainda mais quando pensamos em todos os avanços da internet, tecnologias digitais e redes sociais que surgem e se atualizam diariamente.

Contudo, dentre todas essas possibilidades que o Marketing Digital possui, estar presente e anunciar no Facebook com certeza é uma das mais importantes e significantes para uma empresa, isso porque o alcance dessa rede social é enorme, afinal só no Brasil 90% da população que possui internet está presente na plataforma, ou seja, mais ou menos 90 milhões de pessoas.

No entanto, não basta apenas estar presente e anunciar no Facebook, como uma das ferramentas do Marketing Digital sem pensar em estratégias ou ter conhecimento prévio de todas as ferramentas oferecidas pela plataforma, por isso as agências de publicidade cada vez mais estão se especializando nessa área, principalmente quando falamos de Marketing no Facebook.

Você pode se perguntar, se tantas pessoas estão no Facebook, muitas empresas também estão conectadas na rede, como se diferenciar da concorrência? 
Simples, anunciar no Facebook de forma correta explorando ao máximo cada ferramenta disponibilizada pela plataforma para otimizar e alcançar ótimos resultados. Também tendo parceria com uma agência de publicidade, que saiba trabalhar com o Marketing Digital.

Como iniciar o processo de Marketing no Facebook?

Primeiramente você deve ter em mente uma informação muito importante, o processo de gerir uma página para uma empresa como estratégia de Marketing Digital é bem diferente de gerir um perfil pessoal na plataforma.

Sim, o Marketing no Facebook não consiste apenas em criar um perfil pessoal com o nome da marca e postar qualquer conteúdo nele, afinal, com o tempo o Facebook segmentou e especializou suas ferramentas, criando uma parte exclusiva apenas para que as marcas possam utilizar e otimizar seus resultados na rede.

As ferramentas exclusivas como a opção de anunciar no Facebook, são disponibilizadas para o usuário a partir do momento em que se cria uma página empresarial. 

O que é página empresarial do Facebook?

A página é o formato criado pelo Facebook para que as marcas se apresentem para seu público dentro da plataforma. Assim como os perfis pessoais as páginas empresariais possuem foto de capa e de perfil, porém contam com muitas outras opções de customização, informações adicionais, ferramentas e a opção de anunciar no Facebook.

Qual é a diferença entre um perfil pessoal e uma página empresarial?

As diferenças entre um e perfil pessoal e uma página empresarial no Facebook são muitas, porém listamos os quatro motivos principais para que você entenda a importância de ter uma página e não um perfil para a sua marca.

Barreiras legais

Assim que você ingressa no Facebook precisa ler e concordar com os termos de serviço da empresa, nele está explícito que cada indivíduo pode ter apenas um único perfil, que por sua vez deve ter caráter pessoal. Ou seja, isso significa que qualquer perfil que pertença a uma empresa está ferindo com os termos de serviço da plataforma.

Quebrar os termos de serviço do Facebook é um grande risco, pois o seu perfil pode ser removido a qualquer momento. Caso ele seja removido, além de perder todas as imagens e conteúdos, você também perde a lista de amigos que conquistou durante anos.

Limite de contatos

Os perfis pessoais do Facebook possuem um limite máximo de 5 mil amigos. Você pode pensar que 5 mil é um número alto e satisfatório, porém com as estratégias de Marketing Digital corretas com foco no Marketing no Facebook não é impossível atingir essa marca.

Uma vez que a empresa tem a intenção de crescer e ser conhecida pelo maior número de pessoas possíveis para revertê-las em clientes, trabalhar com um número limitado de pessoas não é legal.

As páginas empresariais não possuem esse limite, deixando você livre para conquistar cada vez mais clientes para curtirem a página.

Personalização

Como já dissemos no artigo, o Facebook disponibiliza para as páginas, ferramentas exclusivas de personalização de conteúdo, ajudando o administrador da página a customizar de acordo com o perfil de seu público.

Análise

Para as páginas empresariais o Facebook oferece um recurso essencial, para o departamento de Marketing Digital de uma agência de publicidade, informações valiosas.  São informações como dados demográficos dos curtidores, engajamento da página, alcance e impressões das publicações, repercussão da página a curto, médio e longo prazo, entre muitas outras.

Os perfis pessoais não disponibilizam esse tipo de informação para o usuário, o que dificulta o trabalho de qualquer agência de publicidade em relação ao marketing no Facebook.

Afinal, quais são os benefícios de se ter uma página no Facebook? 

As páginas oferecem recursos que ajudam em 100% o departamento de Marketing Digital a conquistar mais resultados concretos para as empresas, como os famosos leads. Abaixo citamos algumas desses facilitadores:

Ferramentas exclusivas

As ferramentas disponibilizadas pelo Facebook são muitas, porém as principais são:

1. As ferramentas de análise de dados.

2. A opção de configurar o tipo de negócio para facilitar a busca do cliente pela sua empresa.

3. Abas personalizadas, nas quais podem ser inseridos conteúdos url, ou seja, conteúdos de sites de fora do Facebook;

4. Os queridinhos botões de call action (chamar para a ação), que ajudam e facilitam o público a interagir e efetuar ações na página, sendo eles: reservar agora; fale conosco; usar aplicativo; jogar; comprar agora; assistir vídeo e cadastre-se.

Essa é uma ferramenta essencial para a coleta de leads.

Alcance maior do que o perfil pessoal

As páginas possuem um alcance maior do que os perfis pessoais, uma vez que o Facebook entende que as empresas têm a necessidade de estarem presentes nas mídias digitais com frequência, por isso ele disponibiliza a possibilidade de anunciar no Facebook, na qual o alcance do post é altíssimo dependendo da verba investida. 

Gerenciador de anúncios

Como foi citado acima, a plataforma disponibiliza a possibilidade de investir e anunciar no Facebook, fazendo com que suas publicações alcancem um número muito maior de pessoas e de engajamento.

Para isso, eles desenvolveram o gerenciador de anúncios que facilita todo esse processo entregando ao responsável pelo Marketing Digital da empresa as possibilidades de investimentos para diferentes objetivos, como ganhar engajamento, ganhar curtidas no post, ganhar curtidores na página, etc. Também a incrível opção de segmentar o público de acordo com as especificações do público-alvo da marca, fazendo com que seu anúncio seja ainda mais certeiro e eficaz.

Viu, não foi tão difícil entender a importância de anunciar no Facebook como forma de Marketing Digital, não é mesmo? Venha tomar um café conosco e entender mais sobre essas estratégias.


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