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A importância e vantagens do conteúdo de Blog para empresas


O Blog é uma ferramenta indispensável para estratégia de marketing digital, sendo fundamental para atrair mais pessoas, os clientes em potencial, através da prospecção orgânica, proporcionando mais visibilidade para a empresa e tornando seu site mais popular. Com ele, a empresa pode mostrar que se mantém atualizada com tudo que está acontecendo e estabelecer uma relação de proximidade com os clientes.

 

O conteúdo para blog, inclusive quando bem estruturado, rico em informações é um diferencial, um grande responsável por visitas no site da empresa e de conversão para vendas.

 

Mas como essa estratégia funciona? E qual o investimento e retorno? Continue a leitura e conheça mais sobre blog e suas vantagens.



O que é Blog?


Blog é uma página na internet, em que se encontram diversos conteúdos, podendo incluir além de textos, fotos, áudios, infográficos e também vídeos. Eles antes eram páginas à parte, mas já há algum tempo estão integrados aos sites.

A origem da palavra blog é inglesa e vem de Weblog (Web + Log), para então blog e sua tradução significa “diário da rede”.

Eles surgiram como diários virtuais em páginas pessoais, pois ainda não haviam as redes sociais e eles eram a forma de contar um pouco sobre suas vidas e novidades.

No Brasil essa tendência tornou-se um fenômeno, com os flogões e fotologs. Com o tempo os blogs ganharam espaço e se tornaram uma importante ferramenta do marketing digital para sites de empresas, com textos de temas mais profissionais, áreas de atuação e notícias.

Os blogs foram se consolidando e ganhando mais credibilidade, houve inclusive o momento das blogueiras, um marco, em que mulheres se destacavam, falando de maquiagens, saúde, beleza e outros assuntos. Assim as marcas perceberam o poder de influência que essas blogueiras exerciam sobre o público e se tornaram as queridinhas da publicidade. Elas passaram a receber produtos, testá-los e divulgá-los, tornado se até garotas propaganda das marcas.

As grandes marcam então, começaram a criar seus blogs corporativos e usar essa estratégia de marketing de conteúdo para atrair seu público. Nessa época a internet já estava entupida de anúncios e pop-ups e muitos usuários, que já estavam cansados e não queriam apenas comprar, acabavam usando bloqueadores. Com isso, a partir de textos de qualidade conseguiam mais conversões e visitas em seus sites.

Segundo pesquisa realizada pela Foster, a P&G, uma empresa multinacional americana, lançou em 2008 o blog “BeingGirl.com”, direcionado para o público adolescente, considerando sua persona e teve um grande resultado, considerado 4 vezes mais efetivo que das mídias tradicionais.

Ou seja, criando conteúdos para blog relevantes e considerando as palavras-chave como estratégia, é possível alcançar os objetivos e aumentar os lucros sem ter que investir tanto.



A importância de ter um blog


As empresas que possuem blog, conseguem estreitar o relacionamento com seus clientes, levando informações, orientações, serviços e produtos, novidades e promoções interessantes a eles, além de aumentar a popularidade e interagir, conseguem sair na frente da concorrência e ter uma divulgação mais rápida e efetiva. Daí a importância do blog!

Com o blog, a empresa pode gerar autoridade, tornar-se referência, gerar mais vendas e atrair leads qualificados.

A questão também não é apenas ter um blog, mas mantê-lo alimentado, sempre atualizando com textos de qualidade. Então para ter sucesso com ele é preciso:


  • Definir o objetivo – o objetivo irá nortear as estratégias.  

  • Plataforma – escolher uma plataforma usual e responsiva, o WordPress, como por exemplo.

  • Persona – definir a personagem para a empresa, buscando compreender melhor seu público-alvo.


  • Palavras-chave – definir palavras-chave, que são as palavras mais utilizadas pelo público em buscas de assuntos semelhantes ao que pretende publicar. O Google Trends é uma ótima ferramenta para identificar e exibir a demanda de busca para palavras-chave, através de gráficos e outros demonstrativos.

  • Planejar conteúdo – criar assuntos relevantes, sempre considerando interesses do público-alvo e objetivo da empresa e claro, aproveitar o uso de palavras-chave.  

  • Redes sociais – é importante compartilhar o material do blog replicando-o nas redes sociais, pois é uma oportunidade de se espalhar mais rápido e viralizar. 

  • Interação – ele é um canal de informação e também de troca, através de comentários, em que são compartilhados experiências, conhecimento e opiniões.

  • Mensurar resultados – é recomendado acompanhar os resultados através de ferramentas, para verificar as métricas, como quais conteúdos tiveram melhor desempenho, se gerou leads, qual foi o ROI (Return Over Investment – Retorno Sobre Investimento).  

  • SEO – estratégias para tornar o blog mais atrativo e melhorar o desempenho diante das ferramentas de busca, como o Google.



O uso do SEO


SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Mecanismos de Busca) é um conjunto de técnicas para alcançar bom posicionamento no ranking de sites de busca, como o Google, gerando assim tráfego orgânico.

Estar no topo da página de uma pesquisa é o auge e desejo das marcas, pois a chance do site receber cliques é bem maior, logo há aumentos de acessos.

O trabalho de SEO tornou-se tão importante, que quanto melhor posicionada, mais acessos e mais vendas a empresa poderá ter. E a técnica não consiste em apenas espalhar palavras-chave pelo texto, mas também se atentar ao tema e valorizar um texto bem escrito, que respondam o que os clientes procuram e atendam suas necessidades.

O site é uma porta de entrada para a empresa, por isso ao melhorar seu desempenho e posicionamento, com o blog, é possível alcançar mais pessoas e melhorar as vendas. Isto é, o SEO se tornou essencial para viabilizar isso e manter as empresas competitivas.

 

Tipos de SEO:

 

  • SEO on-page: metodologia que se preocupa com a qualidade do texto e imagens, distribuição de palavras-chave, considerando a hierarquia de elementos importantes (Tag, H1, H2, H3, entre outros) dentro do conteúdo e da página. Usada para dar mais visibilidade ao site em mecanismos de busca, utilizando técnicas pagas ou orgânicas.

 

  • SEO off-page: técnica aplicada fora do site para estimular sua popularidade. Geralmente é usado um link que aponta para o site.

 

  • SEO Técnico: método que cuida da estrutura do site, envolve otimizações para blog e landing. Tem como objetivo contribuir para aumentar a velocidade do site e torná-lo mais rastreável pelo Google.

 

  • SEO Local – técnica que prioriza a localização geográfica para apresentar o ranking de resultados. Considera resultados que estejam mais próximos ao usuário.

 


Vantagens


Ter um blog ajuda a empresa a promover o negócio, a marca, além de ter a capacidade de alcançar muitas pessoas, através de textos valorosos. Confira as principais vantagens:

 

  • Estabelecer autoridade – quando o conteúdo é de qualidade e ajuda as pessoas, fazendo inclusive que elas indiquem a leitura a outras pessoas, faz com que a empresa seja vista como autoridade no assunto, ganhando credibilidade e confiança.

 

  • Construir audiência – ele é capaz de alcançar milhares de pessoas e isso ajuda a promover o nome da marca/ empresa. É uma ótima forma de atrair audiência, através de assuntos de valor.

 

  • Aumentar visibilidade – criar conteúdo com otimização de SEO, ajuda o site no posicionamento do Google.

 

  • Direcionar pessoas pro site – ele é uma ferramenta eficaz para criar conteúdos relevantes para atrair seu público, podendo ser facilmente publicado em outras plataformas e redes sociais, que levarão visitantes ao site, favorecendo o tráfego e a conversão.

 

  • Atrair tráfego orgânico – através de táticas de SEO, usando palavras-chave, tópicos e categorias, é possível melhorar a posição do site em mecanismos de busca, fazendo com que as pessoas visitem a página espontaneamente, sem a necessidade de investimento em publicidade online.

 

  • Conexão direta com os clientes – ajuda a conectar pessoas às marcas, inclusive aliado às táticas de Inbound Marketing, além de temáticas ricas e interação, o que estreita a relação com o cliente e ajuda na decisão de compra.

 


  • Atrair o público-alvo – oferecer textos que abordem temas a respeito do segmento de atuação da empresa, com dicas e soluções para seu público. Uma abordagem que mostre a importância de seu produto ou serviço, sem citá-lo e induzir à venda, mas sem que pareça isso.

 

  • Facilitar o processo de vendas – permite a inserção de call-to-action, no momento certo, respeitando o funil de vendas e assim facilitando e fazendo com que a venda aconteça de forma natural. Quando os leads são qualificados facilita a venda. Esse processo se dá, quando se cria autoridade através dos textos e essa confiança colabora para o fechamento da venda.

 

  • Aumentar as conversões – usar textos relevantes, que quanto melhores forem, maior será a possibilidade de aumentar as vendas. Bons textos, que oferecem soluções, favorecem os leads e ajudam a aumentar as conversões.



  • Credibilidade diante do Google – ao criar conteúdos que ajudem as pessoas, o Google naturalmente coloca o artigo no topo das buscas. Assim, quando o texto tem grande potencial de facilitar a vida das pessoas, somado a recursos como vídeos e imagens, torna-se ainda mais relevante e isso é valorizado e reconhecido.


Uma Agência de Publicidade pode ajudar?

Quando se trata de conteúdo para blog de qualidade, contratar profissionais é sempre a melhor saída, ou seja, uma agência de publicidade é o ideal.

 

A Imidiata, é uma agência com mais de 10 anos de experiência no mercado e conta com uma equipe de profissionais qualificados em marketing digital, preparados pra criar, desenvolver, abastecer, acompanhar e qualificar blogs e site para empresas.

 


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