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Comunicação 360° - Você não está esquecendo de cuidar de nada no seu negócio?


Com a rapidez das informações, manter uma presença ampla nos canais de comunicação, tornou-se fundamental para as empresas que querem espaço no mercado.

Coisas que antes eram consideradas “luxos”, como ter uma assessoria de imprensa e investir em estratégias de endomarketing, por exemplo, agora se tornaram essenciais para um posicionando positivo diante da concorrência e dos consumidores.  


Mas por onde começar? Quais estratégias utilizar? Como integrar as ações? Como fazer o seu negócio decolar no mercado on e off passando uma mesma mensagem? Continue a leitura desse artigo e entenda mais sobre a construção de uma comunicação 360°.


A importância da comunicação 360°

A comunicação 360 é conjunto de estratégias de integração, dos vários canais de comunicação de uma empresa, com todos os públicos, de maneira interna ou externa. Por que isso é tão importante? Cada público e cada geração se conecta de uma maneira diferente. A geração dos Millennials não se conecta com os mesmos meios que a geração Alpha, por exemplo. Elas podem até estar presentes no mesmo veículo, mas cada uma tem linguagem e hábitos diferentes.

Um bom trabalho de comunicação 360° envolve ações diversas de marketing, vendas, comunicação interna (endomarketing), entre outros, fazendo com que um canal se conecte com o outro e passe a mesma mensagem de forma coesa, deixando assim o público ciente do posicionamento da sua marca.

Um exemplo prático disso é quando uma empresa lança uma nova campanha e a transmite através de propagandas na televisão, pontos de outdoor espalhados pela cidade e ainda mantém presença digital nas redes sociais e comunica a mesma ação internamente para seus colaboradores.

Ou seja, para que uma mensagem seja assimilada e se mantenha fixa na mente do consumidor é essencial transmiti-la em diferentes canais e adaptando a linguagem pra cada formato, atingindo todos os públicos com um mesmo propósito.

Por isso é tão importante estudar o seu público e saber como se comunicar com ele. Investir em estratégias eficazes, é uma forma de satisfazer cada vez mais o cliente e causar uma boa impressão da marca.


O que é Endomarketing?

Achamos importante trazer um tópico sobre o tema, pois mesmo com tanta informação, ainda é muito comum empresas cuidarem da sua comunicação externa e deixarem a interna de lado. Isso não pode ocorrer em um planejamento de comunicação 360°.

A comunicação interna, ou seja, com os próprios colaboradores, é o início de uma boa presença da marca. Afinal, é a partir deles que o negócio evolui, chega a outras pessoas e consequentemente a empresa alcança bons resultados.

O endomarketing é uma ação que visa fortalecer a relação da empresa com os colaboradores. Com o passar dos anos, o comportamento do funcionário mudou e com isso a boa relação entre empregado e empregador se tornou fundamental. Afinal, nenhuma empresa sobrevive com funcionários insatisfeitos e/ou falando mal do seu negócio, certo?

As estratégias de endomarketing são um exemplo de como estreitar essa relação, através de ações de integração, que podem começar com pequenos eventos ou treinamentos, que mostram o quanto a empresa dá valor a cada um deles, fazendo com que a equipe se sinta cada vez mais parte da empresa.



Para ter bons resultados é fundamental ter uma equipe engajada, não só nos assuntos rotineiros da empresa, que é o caso da comunicação interna, através de um portal, por exemplo, mas ter um time que verdadeiramente “veste a camisa” da empresa e leva uma imagem positiva, mesmo fora do expediente.

Além disto, quando a empresa cuida de seus funcionários, a rotatividade da equipe, que é um dos problemas mais recorrentes atualmente, diminui significativamente.

 

Agora que você já sabe que a comunicação 360° é imprescindível, que tal começar a investir nela? Cresça no mercado e conquiste mais público com ações eficientes e estrategicamente planejadas. A Imidiata está pronta para te ajudar nessa missão! Clique aqui e fale conosco.


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